ONGs alertam sobre situação de migrantes desaparecidos
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) expressaram preocupação
Organizações internacionais e ONGs alertaram neste domingo sobre a situação de um barco com dezenas de migrantes a bordo que teria naufragado na costa de Malta.
A agência de controle de fronteiras europeia Frontex disse à AFP que um de seus aviões "decolaria [na segunda-feira] de manhã para procurar" o barco. A Frontex especificou em um comunicado que seria uma das quatro embarcações que havia detectado na sexta e no sábado.
A agência disse, ainda, que informou o caso às autoridades competentes, italiana, maltesa, líbia e tunisiana.
No sábado, a ONG alemã Sea-Watch International levantou preocupações sobre a situação de 250 migrantes navegando em quatro barcos.
Procuradas pela AFP, as autoridades maltesas e a Guarda Costeira italiana não deram nenhuma resposta.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) expressaram preocupação.
"Estamos muito preocupados. Parece que pelo menos um barco afundou e não houve mais contato com outro. Mas não temos confirmação das autoridades [de que ocorreu um naufrágio]", disse Carlotta Sami à AFP, porta-voz do ACNUR na Itália.
Flavio Di Giacomo, porta-voz da OIM, explicou à AFP que "na ausência de barcos presentes na área, é muito difícil no momento confirmar se ocorreu um naufrágio e o número de vítimas".