Recife começa a vacinar população contra gripe
O Ministério da Saúde enviou 32 mil doses para serem aplicadas na população que integra o público alvo
A partir desta quinta-feira (16), a Prefeitura do Recife inicia a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe - foram recebidos 32 mil doses, enviadas pelo Ministério da Saúde. O público alvo desta nova campanha são as pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional.
Adolescentes e jovens, dos 12 aos 21 anos, que estejam em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo fazem parte do grupo alvo.
De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, a capital pernambucana vacinou quase 215 mil pessoas na primeira fase, sendo 174 mil idosos (95% do público-alvo, ultrapassando a meta de 90%), e mais de 40 mil profissionais de saúde (64% do total, abaixo da meta de 90%). Os idosos e profissionais de saúde que não se imunizaram na primeira fase ainda podem se vacinar.
A vacinação vai acontecer das 8h às 17h, em cerca de 150 postos de saúde da cidade, e em dois pontos de drive thru para os idosos. A lista completa dos locais de vacinação está no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Haverá pontos de drive thru no Shopping Riomar, no Pina (em frente ao Diagmax), e na Avenida Beberibe, em frente ao Estádio do Arruda.
Segundo a prefeitura, o objetivo é fazer com que as pessoas com mais de 60 anos possam se vacinar sem sair do veículo, seja ele carro, moto, ônibus ou outro, para evitar aglomeração, protegendo-as de ambientes onde circulam pessoas doentes. Os drives foram fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Para a vacina se faz necessário um documento oficial com foto, carteira de vacinação e o cartão do SUS (se tiverem esses dois últimos).
*Com informações da assessoria