Veterano de guerra arrecada £ 12 mi para sistema de saúde
Mais de 613.000 pessoas contribuíram para a campanha do veterano, o que gerou um fluxo intenso de doações e provocou o colapso do site usado para a arrecadação
Um veterano de 99 anos da Segunda Guerra Mundial arrecadou mais de 12 milhões de libras (15 milhões de dólares) para o sistema de saúde britânico, que enfrenta a pandemia de coronavírus.
Tom Moore, um capitão que trabalhou na Índia, fez um desafio: percorreria a pé 100 vezes os 25 metros de comprimento de seu jardim antes de completar 100 anos, no fim do mês.
Inicialmente planejava arrecadar 1.000 libras para o Serviço Nacional de Saúde (NHS), onde já foi tratado por um quadril quebrado e por um câncer.
Mas o veterano já superou a barreira de 12 milhões de libras e falta pouco para completar o desafio em seu jardim em Bedfordshire, sul da Inglaterra, com a ajuda de seu andador.
"É algo maravilhoso, para nossos médicos e enfermeiras que estão na linha de frente", afirmou, ao comentar a quantia arrecadada. "Na guerra, havia soldados na linha de frente. Agora há médicos e enfermeiras de uniforme", declarou Tom Moore ao canal ITV. "Vamos superar tudo isto, sobreviveremos", completou.
Mais de 613.000 pessoas contribuíram para a campanha do veterano, o que gerou um fluxo intenso de doações e provocou o colapso do site usado para a arrecadação, 'JustGiving'. Seus últimos 10 'trajetos' no jardim serão exibidos ao vivo na sexta-feira por dois grandes programas matinais de emissoras de TV britânicas.
O veterano recebeu doações e o apoio, entre outros, dos ex-jogadores de futebol Rio Ferdinand e Tony Adams, da medalhista olímpica Kelly Holmes, além de outras personalidades, meios de comunicação e canais de televisão.