Ansiedade: dicas de autocuidado com a saúde mental

No Brasil, 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade

por Junior Coneglian seg, 20/04/2020 - 20:58

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país que lidera o número de pessoas mais ansiosas do mundo e os dados concluídos, através da pesquisa realizada pela organização, mostram que 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade. Portanto separamos quatro dicas de autocuidado para praticar sempre.

Aceite a vulnerabilidade

Permita-se viver o momento que não te agrada tanto. Aceitar que muitas vezes as coisas não acontecerão como planejado e que isso foge ao seu controle é o caminho para se tornar uma pessoa mais flexível quando as coisas saírem um pouco da linha.

Lembre-se da importância do lazer

O lazer é um extremo aliado na manutenção da saúde mental. Escolha ler um livro, ouvir músicas que agradam, assistir filmes ou sair com os amigos. Os momentos de descontração são pessoais e há inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas nesse processo.

Saiba dizer não

Agradar a todos não é o melhor caminho para uma saúde mental estável, explicam as psicólogas Gabriela Lumi e Karine Santos. "Muitas vezes, na tentativa de evitarmos um conflito ou uma longa conversa, acabamos dizendo sim para tudo, seja no trabalho ou em nossa casa. Fale de uma forma assertiva o porquê de não querer fazer algo que lhe é requisitado. Lembre-se de se respeitar e se priorizar, isso não é egoísmo".

Mantenha-se no momento presente

A mente humana tende a vagar em períodos já vividos ou fantasiar coisas que possam acontecer, isso faz com que as pessoas não vivam com qualidade o momento mais importante, que é o presente. "Sempre que ficar angustiado e ansioso e sua mente ficar acelerada, concentre-se em sua respiração, ela é a âncora para estarmos no momento presente. Pergunte-se se esses pensamentos são produtivos e o levam para alguma ação concreta ou se são improdutivos e que não auxiliam na resolução de algo que esteja lhe causando incômodo", comentam Gabriela e Karine.

COMENTÁRIOS dos leitores