SES-PE traça 'plano B' e negocia leitos na rede privada

Nesta quinta-feira (23) a ocupação foi de 98% de leitos de UTI na rede pública

por Luan Amaral qui, 23/04/2020 - 19:25
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Nesta quinta-feira (23) a ocupação foi de 98% de leitos de UTI na rede pública Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Com aumento diário de casos de Covid-19, o governo de Pernambuco já trabalha com a possibilidade de obter mais leitos na rede privada. Segundo a SES-PE, já existe negociação em andamento. Nesta quinta-feira (23) a ocupação foi de 98% de leitos de UTI na rede pública. 

O secretário de Saúde, André Longo, confirmou as negociações durante a coletiva desta quinta. Ele ainda citou que os valores de um leito dobraram durante a pandemia. Anteriormente um leito de UTI custava R$ 1 mil, hoje o governo paga R$ 2 mil com ajuda do Ministério da Saúde.

"Estamos negociando, fizemos uma série de reuniões capitaneadas pelo sindicato dos hospitais, mas com a participação das principais redes privadas para que a gente pudesse estabelecer patamares remuneração desses leitos privados que porventura passem a ser ocupado e utilizado pelo sistema de saúde”. 

Alguns leitos já operam na rede privada sob tutela do SUS: "Já temos um conjunto de leitos que estão à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS), como hospital Santa Joana, São Marcos, Albert Sabin".

Mas novas ocupações já estão sendo programadas. "Estamos atentos e amanhã vamos fazer uma reunião com sindicato dos hospitais. Obviamente a gente que utilizar essa parte que estiver ociosa de leitos para pacientes do SUS", completou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores