Boa alimentação pode ajudar o sistema imunológico

Nutricionista Aline Petrilli orienta os leitores do LeiaJá a fortalecer as defesas do organismo

por Alex Dinarte qui, 07/05/2020 - 15:20
Divulgação Divulgação

Durante a pandemia, em que a ida a hospitais não é aconselhável, a opção por alimentos naturais e com baixo teor de gordura pode colaborar para o fortalecimento das defesas do nosso organismo. Um corpo resistente pode fazer com que toxinas infecciosas, como o novo coronavírus (Covid-19) e demais vírus e bactérias, não atuem como predadores. Mas o que fazer para manter o sistema imunológico potente?

A nutricionista e mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) Aline Petrilli, desenvolveu um método para fortalecer o sistema imunológico e compartilha com os leitores do LeiaJá. Confira:

Alimentos naturais e coloridos

De acordo com a especialista, vegetais como beterraba, tomate, cenoura, folhas verde-escuras (couve, agrião, escarola) e frutas vermelhas, são os mais recomendados para a manutenção das defesas do organismo. "Cada cor de alimento representa um composto bioativo potente. Todos carregam um tipo de pigmento que possui uma função antioxidante e anti-inflamatória no corpo", afirma Aline.

Gorduras saudáveis sim, outras não

Segundo a especialista, o consumo moderado de itens ricos em Ômega-3, como sementes (linhaça, chia, gergelim), e alimentos, como abacate, castanha e nozes, são gorduras benéficas para o corpo. Entretanto, as opções em que prevaleçam açúcares (doces, refrigerantes) carboidrato refinado, farinha branca (massas, produtos de panificação) e produtos industrializados em geral devem ser evitados ao máximo. "Todos os alimentos compostos por gordura trans e hidrogenada, como os congelados, aumentam a oxidação do corpo e debilitam o sistema imunológico", explica a nutricionista.

Cozimento e higienização

Outras recomendações da especialista estão relacionadas com o cuidado na higienização e no cozimento de alimentos, como verduras e legumes. Segundo Aline, é importante deixar de consumir produtos crus durante o período de iminente contágio por doenças como a Covid-19. "Por mais que não haja a confirmação de que o vírus pode ser transmitido por alimentos, o melhor é evitar. O cozimento a cerca de 70° é capaz de matar este e outros agentes infecciosos", declara.

Também é preciso aderir a uma melhor maneira de lavar os itens naturais e os que chegam do mercado. "Deixe legumes e verduras em um recipiente com um litro de água e 10 ml de hipoclorito de cloro por 15 a 20 minutos. Higienize também as embalagens de compras com álcool 70% ou lave com água e sabão antes de guardar na geladeira ou despensa", orienta.

A nutricionista Aline Petrilli | Foto: Divulgação

Água: hidratação, shot matinal e chá

A água é fundamental para que qualquer função do corpo ocorra com eficiência. Uma das opções é a de dar sabor ao líquido. "Faça águas saborizadas para variar com hortelã, gengibre, laranja ou alecrim, fica bem gostoso", diz Aline.

Pela manhã, um componente recomendado pela especialista requer avaliação de aceite individual de cada item, mas é um agente poderoso contra os inimigos do organismo para ser consumido em jejum. "O shot anti-inflamatório para imunidade é rico em nutrientes. Sugiro o suco de um limão espremido em 150 ml de água natural ou morna, uma colher de café de cúrcuma em pó, uma pitada de pimenta do reino, outra de gengibre ralado, cinco gramas de glutamina e 20 gotas de própolis. Não precisa colocar tudo, mas coloque tudo o que puder", lembra.

O chá, na parte da tarde ou antes de dormir, complementa o fortalecimento das defesas corporais por meio da água. "Prepare 300 ml de chá feito com duas rodelas de raiz de cúrcuma, três rodelas de gengibre, um dente de alho amassado. Coloque tudo na água fria, espere levantar fervura, desligue o fogo e abafe por 10 minutos", ensina Aline.

Flora intestinal

De acordo com a nutricionista, fica no intestino a primeira linha de defesa do corpo por abrigar bactérias benéficas. "Bebidas como Kombucha e Kefir são fontes de fibra e fermentados que ajudam a fortalecer a flora. Existem também os probióticos de farmácia em sachê ou cápsula como Simfort, Probiatop, 20bi e Now", realça.

Boas práticas cotidianas

Algumas iniciativas que contemplam hábitos saudáveis vão se juntar à opção nutricional sugerida. O sol, o sono e a atividade física são parceiros da alimentação saudável, como ressalta Aline. "A exposição solar diária até 10h e após às 16h por 15 minutos faz bem para o humor, produz vitamina D e a fixa o cálcio nos ossos", explicita. "O sono profundo de qualidade é fundamental para a reparação dos tecidos controle do estresse e fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é preciso manter-se ativo. Tente desenvolver uma rotina de atividades em casa", finaliza.

 

COMENTÁRIOS dos leitores