Juiz perde licença por constranger vítima de estupro

Na decisão foi apontada sua 'má conduta e comportamento antiético'

por Victor Gouveia sex, 29/05/2020 - 08:43
Pixabay Em 2018, o juiz John F. Russo Jr. perguntou se a mulher "fechou as pernas" ou "fez alguma coisa" para evitar o abuso Pixabay

O juiz John F. Russo Jr., de 57 anos, perdeu a licença para atuar em Nova Jersey, Estados Unidos, após ser denunciado por sua postura grosseira em julgamentos. Em uma sessão de 2018, ele perguntou para uma vítima de estupro se ela havia "fechado as pernas".

Desde 2015 no condado de Ocean, durante a sessão que foi fundamental para sua saída, o juiz questionou, "Bloqueou suas partes íntimas? Fechou as pernas? Chamou a polícia? Fez alguma dessas coisas?". A depoente foi abusada sexualmente pelo ex-marido, que segundo ela, chegou a ameaçar incendiar a casa em que morava com a filha, de 5 anos.

A decisão de retirar sua licença foi anunciada pelo chefe da Justiça do estado, Stuart Rabner, após votação da Suprema Corte estadual. "Seu padrão de má conduta e comportamento antiético não só prejudicou a integridade de diferentes processos judiciais, como também prejudicou a sua integridade e a do Judiciário. Seu comportamento geral reflete uma falta de probidade e aptidão para servir como juiz", destacou.

COMENTÁRIOS dos leitores