Volta às compras: só drive thru é pouco para lojistas

Nos shoppings da RMR, comerciantes cobram do Governo de Pernambuco a retomada das atividades, além do drive thru, respeitando as normas de saúde

por Jameson Ramos sex, 12/06/2020 - 13:37

Embed:

Depois de mais de 80 dias fechados por determinação do Governo de Pernambuco para auxiliar no combate à Covid-19, os shoppings do Estado estão retomando aos poucos as suas atividades. Para além da movimentação on-line, o governo estadual autorizou que esses centros de compras iniciassem as vendas no sistema drive thru, onde os clientes fazem as compras antes, através de sites ou WhatsApp, e pegam os seus produtos nos próprios shoppings.

Esse procedimento faz parte do plano de retomada do comércio divulgado no dia 1º de junho pelo Governo de Pernambuco, que pretende estabelecer a normalidade em 11 semanas. No entanto, para o lojista Thomaz Lera, 65 anos, o governo estadual está demorando para liberar a plenitude do funcionamento do comércio - em particular a retomada dos shoppings centers -. "Os shoppings estão sofrendo uma discriminação por parte do governo, uma vez que são centro de excelência", avalia o proprietário das lojas Broomer. 

Thomaz também aponta que essa retomada representa pouco diante de tudo o que o comércio está enfrentando com as medidas impostas. Para o lojista, os que mais estão sendo impactados são as pequenas empresas, que são maioria esmagadora nos shoppings. "Esses empreendimentos estão sofrendo demais e essa retomada lenta está prejudicando muito porque não pode esquecer que nós, brasileiros e pequenos empresários, estamos enfrentando uma crise de quatro a cinco anos de recessão. Agora, com as medidas recentes do governo federal, a gente estava começando a tirar um pouco o nariz para fora da água", explica

Em semana de compras para o Dia dos Namorados, movimentação nos centros de compras. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

O empresário Wilker Benicio, 43 anos, também critica a postura do governo estadual em não abrir os shoppings. "O que faz o shopping não ser seguro e a Ferreira Costa ser? O que faz um shopping não ser seguro e um supermercado ser? A única coisa que estão fazendo (nesses locais) é a medição da temperatura e passar álcool nas pessoas e nos carrinhos. Lá dentro o que tem a mais de segurança? Nada", compara o proprietário das lojas BluK.

Os lojistas garantem que os shoppings estão preparados para retomar as suas atividades reabrindo as lojas, já que, segundo eles, há toda uma estrutura para a segurança sanitária dos clientes. "O shopping é um ambiente que é totalmente fiscalizado pelos órgãos. Nós estamos prontos para seguir as normas e trabalharmos com segurança para os nossos clientes e funcionários", diz posicionamento dos comerciantes.

Sem o auxílio do governo federal, que permitia a suspensão do contrato dos funcionários desses empresários, garantindo o pagamento de 70% de seus salários, os trabalhadores devem retomar as suas atividades no sistema de drive thru, mas com a carga horária e o salário reduzidos. "Não fizemos demissões, mas ao mesmo tempo não pretendemos contratar ninguém nessa retomada do comércio, porque nós vamos trabalhar com horário reduzido, já que os shoppings não vão trabalhar no horário normal (9h às 22h). Vamos trabalhar com o time (de funcionários) que a gente tem para não aumentar nada de custo nesse momento de incerteza da volta", reforça Wilker.

Shopping Guararapes

O Shopping Guararapes, localizado em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, instalou no piso térreo do seu edifício garagem o espaço drive thru. Funciona das 12h às 18h e da seguinte forma: quando o cliente entrar em contato com a loja desejada, ele fará o seu pedido e agendará o horário para fazer a retirada da sua compra, sem sair do carro - obedecendo as recomendações dos órgãos de saúde -. A assessoria do mall explica que o cliente terá uma hora para concluir a retirada das mercadorias no drive thru e nesse tempo a taxa de estacionamento não será cobrada.

Shopping Patteo Olinda

O Shopping Patteo, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, instalou um ponto exclusivo de coleta instalado na Portaria P3. Para produtos adquiridos nas operações de alimentação, a entrega presencial funciona das 11h às 22h. Já a retirada de itens de lojas funciona das 11h às 18h.

Shopping Recife

A assessoria do centro de compra diz que o sistema de drive thru funciona no edifício garagem D, piso D1, onde os clientes são recepcionados e direcionados para uma vaga numerada e entram em contato com o vendedor para receber os seus produtos. No entanto, a nossa equipe de reportagem observou que a coleta dos produtos, na verdade, pode ser feita em vários pontos que estão espalhados pelo mall. O tempo de carência do estacionamento foi ampliado para uma hora. O atendimento ocorre das 12h às 18h.

LeiaJá também

-> Plano de retomada da educação em PE está sendo discutido

-> Setor industrial de PE se frustra com o plano de retomada

COMENTÁRIOS dos leitores