Justiça determina ampla testagem dos enfermeiros do Recife
Se a Prefeitura do Recife não cumprir a determinação poderá pagar multa de R$ 5 mil por dia
Com a determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Prefeitura do Recife terá que fazer uma ampla testagem de seus profissionais de enfermagem para a detecção do Covid-19. A decisão foi expedida nesta quarta-feira (17), pelo juiz Augusto Napoleão Sampaio Angelim, da 5ª Vara da Fazenda Pública.
O autor da ação ação foi o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE). O não cumprimento da decisão acarretará em multa diária de R$ 5 mil, após o prazo de 10 dias corridos.
"Essa é mais uma vitória do SATENPE. Nossa luta é diária para garantir a vida dos nossos companheiros que estão cotidianamente defendendo a saúde do povo pernambucano. Exigimos respeito e valorização, sobretudo, mais proteção a esses profissionais que estão na linha de frente em combate à Covid-19", pontua Gilberto Flávio, presidente licenciado do SATENPE.
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informa que não foi notificada da decisão, e esclarece que já testa para Covid-19 auxiliares, técnicos de enfermagem, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde e seus contatos domiciliares, seguindo critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde. A Sesau também afirma que mais de 10.500 profissionais de saúde do Recife já foram testados.