Homem desmaia após ser estrangulado duas vezes pela PM
Policiais envolvidos foram afastados de operações nas ruas
Um homem de 19 anos desmaiou após ser estrangulado duas vezes por um policial militar durante abordagem em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo, no domingo (21). A abordagem foi filmada e o caso passou a ser comparado com a morte de George Floyd nos Estados Unidos, que resultou em uma série de protestos encabeçada pela população negra contra a polícia.
Após ser desacordado durante abordagem em Carapicuíba, o homem foi levado para a delegacia e, em seguida, ao pronto-socorro. Em entrevista ao Bom Dia SP, o rapaz disse que se assustou com a presença da polícia, se desequilibrou da moto e bateu na moto de um dos policiais. "Eu não sou nenhum marginal, por mais que eu estou errado andando sem habilitação", disse na entrevista.
Os policiais afirmaram que o rapaz tentou fugir de uma abordagem, por isso foi perseguido e dominado. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) está analisando o caso. A pasta disse que adotará as providências cabíveis e que já afastou os envolvidos de operações nas ruas.
As cenas mostram que um policial de capacete pressiona o peito do homem com o joelho até ele desmaiar. Em seguida, após o rapaz voltar à consciência, é estrangulado outra vez pelo mesmo policial e fica caído no chão.
O que foi feito com George Floyd foi brutal, nojento, criminoso, mas infelizmente é a realidade no Brasil. Esse exemplo de ontem, Carapicuíba, é só mais um exemplo da violência da PM paulista. #bdsp pic.twitter.com/gMWmCLBe4x
— Luna #forabolsonaro (@lunapramudarsp) June 22, 2020