Pernambuco ultrapassa 50 mil recuperados da covid-19
Número representa 70,6% do total de infectados que tiveram a confirmação da doença
Neste sábado (11), Pernambuco ultrapassou o número de 50 mil recuperados da covid-19. Com as 974 curas notificadas nas últimas 24h, o estado totaliza 50.457 recuperações, o que corresponde a 70,6% do total de 71.370 pessoas infectadas que tiveram a confirmação da doença, desde o início de março.
O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforça o simbolismo da marca, pois há exato 4 meses, em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevava o status da contaminação pelo novo coronavírus à condição de pandemia. Um dia depois, em 12 de março, Pernambuco registrou seus dois primeiros casos da covid-19.
“Desde então, montamos uma força tarefa para conduzir as ações de enfrentamento com muita responsabilidade e transparência com o objetivo de salvar vidas. As curas clínicas dos casos mais graves demonstram o quanto a rede de assistência, que vem sendo ampliada e estruturada continuamente, vem sendo primordial para salvar vidas. Este é um dado que supera a frieza dos números. E só foi possível graças ao maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da história da saúde pública do nosso Estado, que possibilitou a abertura de mais de 800 leitos de UTI pelo Governo de Pernambuco, e a conscientização e mobilização dos pernambucanos, que, quando foi preciso, realizaram um efetivo isolamento social”, comenta Longo.
Dentre as recuperadas, 10.519 pessoas demandaram leitos da rede pública de saúde e foram enquadradas como pacientes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Outras 39.938 desenvolveram formas leves da doença, sem necessidade de internamento hospitalar.
Pernambuco já registrou 71.370 casos da covid-19, sendo 20.974 graves e 50.396 leves. O estado totaliza 5.556 óbitos da doença.