Cometa mais brilhante poderá ser visto a olho nu
No Brasil e em outras partes do hemisfério Sul, no entanto, o Neowise só será visível com auxílio de telescópios
O cometa C/2020 F3, popularmente conhecido por Neowise, atingirá seu ponto mais próximo da terra na quinta-feira, 23 de julho, quando estará a 103 milhões de quilômetros de distância, e será possível observá-lo sem a ajuda de binóculos ou telescópios.
Descoberto no final de março por um telescópio espacial, ele será o primeiro cometa visível a partir da Terra neste ano. Neowise foi o terceiro cometa descoberto em 2020 e o mais brilhante dos últimos sete anos encontrados, segundo o cosmonauta russo Ivan Vagner, que o observou a partir da Estação Espacial Internacional, nave posicionada na órbita da terra.
Essa visualização a olho nu, no entanto, é possível apenas no hemisfério Norte. Especialistas dizem que na maior parte do Brasil e em outras partes do hemisfério Sul será necessário usar algum tipo de telescópio para observar o cometa.
Já no hemisfério Norte, é possível ver o cometa a olho nu durante a maior parte do mês de julho. Ele está se deslocando em sentido oeste e frequentemente aparece em uma parte baixa do céu, próximo à linha do horizonte.