Número de adolescentes baleados na RMR cresceu 17%
No primeiro semestre de 2020, uma criança e 40 adolescentes foram mortos a tiros no Grande Recife
De acordo com a Plataforma Fogo Cruzado, 4 crianças e 63 adolescentes foram baleados no Grande Recife, durante o primeiro semestre de 2020. Em comparação com o mesmo período de 2019, o número de crianças baleadas (6) diminuiu 33% e o de adolescentes baleados (54) aumentou 17%. Neste ano, uma criança e 40 adolescentes morreram em decorrência de tiros.
Considerando as medidas de isolamento social e a institucionalização da quarentena adotadas pelo Governo de Pernambuco no período, é possível afirmar que ficar em casa não vem sendo garantia de segurança para estes grupos. Dos adolescentes baleados no Grande Recife, quatro foram atingidos dentro de casa e três faleceram. Dentre eles, está Anderson Manoel da Silva, de 16 anos, morto a tiros enquanto dormia, no bairro do Desterro, em Abreu e Lima, em 23 de abril.
Bala perdida
Dentre as vítimas de bala perdida, quatro eram crianças e seis adolescentes, das quais uma criança e um adolescente foram vítimas fatais. Assim, em comparação com o ano passado, quando foram atingidas por bala perdida três crianças e um adolescente, houve aumento de 33% no número de crianças baleadas e de 500% na quantidade de adolescentes baleados.
Recife lidera ranking
Com 15 adolescentes mortos e outros oito feridos à bala, Recife foi a cidade que registrou o maior número de incidentes envolvendo jovens atingidos por armas de fogo. Em segundo lugar, Jaboatão dos Guararapes teve nove mortos e três feridos, seguido pelo Cabo de Santo Agostinho, com três mortos e quatro feridos.