Operação Lei Seca volta às ruas do Recife
Policiais e agentes devem seguir novos protocolos de segurança para evitar contágio do novo coronavírus
A Operação Lei Seca retomou as atividades nesta quarta-feira (29), após quatro meses auxiliando o Governo de Pernambuco em ações contra a Covid-19. Sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as blitzes etílicas começam a cumprir um novo protocolo com agentes utilizando equipamentos de segurança para evitar o contágio no novo coronavírus.
De acordo com a SES, os novos procedimentos para realizar os testes do bafômetro envolvem não apenas o distanciamento estratégico do policial militar e agente de trânsito durante a ação com etilômetro, mas também o uso de máscara cirúrgica ou N95, óculos de proteção ou face shield para contenção de gotículas ou aerossóis e luvas de procedimentos.
O etilômetro, ou bafômetro, é mantido o mais distante possível da face do operador, para tentar reduzir o risco de contato com possíveis gotículas do sopro, sendo necessária a higienização das mãos a cada novo uso. Motoristas abordados também não devem passar de dez, no interior da blitz. Já os cones de sinalização delimitam o espaço em que cada pessoa deve aguardar, garantindo 1,5 metros de distância do outro.
Álcool 70% será disponibilizado para higienização das mãos dos usuários, profissionais e colaboradores. Os veículos envolvidos nas ações de fiscalização, viaturas operacionais, vans e guinchos, serão higienizados com saneantes desinfetantes de uso geral, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao término de cada serviço, pelo respectivo motorista da viatura.
Piteiras descartáveis individuais para cada teste e a secretaria garante que o uso de álcool em gel nas mãos não traz nenhum prejuízo ao condutor no momento da abordagem. Caso o condutor que tenha feito o teste fique na dúvida referente ao resultado, é disponibilizado um reteste, após 15 minutos.