Cidades italianas entram em alerta por forte onda de calor
País pode registrar temperaturas acima de 40ºC
Pelo menos 14 grandes cidades da Itália entraram em alerta vermelho para a onda de calor que atinge o país neste sábado (1º), informou o boletim diário do Ministério da Saúde.
De acordo com os dados, os municípios Bolonha, Bolzano, Brescia, Campobasso, Florença, Frosinone, Latina, Perugia, Pescara, Rieti, Roma, Turim, Verona e Viterbo estão no patamar máximo da escala de risco, podendo registrar temperaturas até 40ºC.
Na Sardenha, a expectativa é de que a temperatura atinja um recorde de 45ºC, depois dos 42ºC ultrapassados em Iglesias, a cidade mais quente da região.
O chamado nível "vermelho" é atribuído a áreas com "ondas de calor" e que apresentam "condições de elevado risco por três ou mais dias consecutivos", podendo comportar efeitos negativos para a saúde da população, especialmente os mais vulneráveis, como idosos.
Segundo a previsão, no domingo (2), 12 cidades estarão em alerta, incluindo Ancona e Palermo. Neste fim de semana, a Itália se dividiu entre temperaturas de ebulição, tempestades e deslizamentos de terra, já que em algumas partes do país o mau tempo provocou caos e evacuação de pessoas, como em Tirol do Sul.
Da Ansa