Para devotos, Círio virtual terá a mesma exuberância de fé
Católicos paraenses comentam sobre o cancelamento das procissões religiosas de outubro por causa da pandemia do novo coronavírus
O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, anunciou no último dia 6 que as procissões do Círio de Nazaré 2020 foram canceladas por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses, e ocorre na capital do Pará no segundo domingo de outubro, com mais de 2 milhões de pessoas, há 227 anos.
Sem as grandes procissões, devotos da Senhora de Nazaré deram sua opinião a respeito. Para Rosângela Machado, estudante de Jornalismo e devota de Nossa Senhora de Nazaré, a decisão da Arquidiocese de Belém e da Diretoria da Festa respeitou o delicado momento em que se está vivendo. “O Círio 2020 terá a mesma beleza, mas em outro formato”, disse Rosângela.
“Até amigos e parentes que residem fora do Estado, inclusive, ansiavam por esse posicionamento, agora já confirmado. Será o Círio a acontecer em nossos corações, virtualmente, com a mesma fé, gratidão e manifestação de amor à Virgem de Nazaré, a Rainha da Amazônia”, explicou a devota.
Rosângela disse também que, nesse momento de crise sanitária, o importante é cuidar para que vidas sejam preservadas. “E se neste ano será dessa maneira é porque temos que preservar as vidas que irão louvar em ação de graças todas as maravilhas que Deus quer para nossas vidas”, afirmou.
Para Simony Araújo, secretária da Paróquia Cristo Peregrino e devota da Senhora de Nazaré, a decisão do cancelamento do Círio foi acertada. “Eu concordo plenamente com a mudança. Não teria solução melhor devido ao que estamos vivendo, em meio a essa pandemia, até porque são vidas que seriam colocadas em risco”, destacou Simony.
A devota disse que, para ela e sua família, não mudarão em nada o sentimento, a paz e o que significa o Círio. “Na minha vida e da minha família não muda nada, são nessas provações que nossa fé é testada e mesmo a distância vamos vivenciar o Círio da mesma forma como os outros anos, com muita fé e oração. Nossa Senhora é nossa intercessora e está cuidando de tudo o que estamos vivendo. Tenho muita fé”, finalizou Simony.
LeiaJá também