Projeto leva rádio aos pavilhões do Presídio de Igarassu

por Vitória Silva ter, 01/09/2020 - 07:05
Divulgação/Seres Divulgação/Seres

O Presídio de Igarassu (PIG), na Região Metropolitana do Recife (RMR), agora é contemplado por um serviço de rádio com informações culturais e de serviço, segundo nota de divulgação da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) nessa segunda-feira (31). A Rádio PIG Cultural é uma iniciativa da secretaria, com o objetivo de distribuir informações relevantes aos reeducandos, como parte do processo de reinserção dos presos no contexto da vida em sociedade. 

De acordo com a Seres, a rádio propõe alcance aos pavilhões do presídio através de 36 caixas de som, três por pavilhão, e possui horário específico de funcionamento, sendo este, ao vivo e durante a semana, das 8h às 17h, e aos fins de semana no mesmo horário, mas com uma seleção gravada. Os equipamentos são conectados à mesa equipada no Espaço Cultural do centro, e conta com apoio técnico dos próprios reeducandos, sob supervisão. 

O projeto é uma forma de projetar interesse nos presos, e para Charles Belarmino, gerente do PIG, é também um incentivo cultural. “É uma forma de levar informações de saúde, jurídico-penal, visitações, além do incentivo cultural. Será um meio de informar, com rapidez, os reeducandos sobre assuntos de seu interesse”, pontuou.

A Rádio PIG Cultural é coordenada pela policial penal Maria das Graças, que atua na área cultural do presídio. Ainda sobre o cerne do projeto, ela adicionou: "Queremos criar um alicerce de sabedoria para que os reeducandos tenham direito a oportunidades na sua reinserção social e no mercado de trabalho”.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores