Governo diz que Pernambuco continua controlando a Covid-19

Secretário de Saúde aponta que estado retornou para patamar registrado antes da aceleração epidêmica

por Jameson Ramos qua, 07/10/2020 - 18:03
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Longo pede que população continue se protegendo Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou em coletiva online nesta quarta-feira (7) que, segundo análise da semana epidemiológica 40, terminada no último sábado (4), o estado "continua com todos os indicadores em patamar de controle, o que nos dá a possibilidade de seguir nas medidas de abertura dos planos de convivência".

Na semana epidemiológica 40, foram 675 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são casos suspeitos da Covid-19. "Esse número é muito próximo do que observamos na semana epidemiológica 12, que foi de 15 a 21 de março. Nós voltamos a patamares registrados em março, antes do processo de maior aceleração epidêmica", explica Longo.

O secretário aponta que nesta semana epidemiológica 40, houve uma redução de 14,2% nos casos do novo coronavírus em comparação há 15 dias, quando Pernambuco estava na semana epidemiológica 38. 

"Essa mesma tendência ocorreu com os óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Por tanto, todas as mortes suspeitas para Covid-19, onde tivemos uma redução superior a 40%, quando analisamos 15 dias", reforça o secretário de Saúde.

O líder da pasta atesta que essa queda aconteceu, em maior ou menor grau, em todas as macrorregiões de Pernambuco. No entanto, mesmo diante desses indicadores positivos mostrados pela Secretaria, Longo diz que as medidas de prevenção ao novo coronavírus não podem parar, tendo a população que seguir nesse processo de retomada.

COMENTÁRIOS dos leitores