Ônibus paralisam no Recife pelo fim da dupla função

A categoria pressiona a Câmara Municipal para aprovar a PL 05/19 e recontratar os cobradores demitidos

por Victor Gouveia ter, 13/10/2020 - 08:47

Na manhã desta terça-feira (13), os moradores da Região Metropolitana do Recife (RMR) sofrem com mais um dia de protesto do Sindicato dos Rodoviários. A categoria paralisou parte da frota de coletivos para pressionar pelo fim definitivo da dupla função imposta aos motoristas.

"Nós acreditamos que dupla função é o maior retrocesso no sistema de transporte público de passageiros. Não há avanço onde o motorista tem que dirigir, cobrar passagem, onde ele vai descer do ônibus para embarcar e desembarcar passageiro. Isso é retrocesso. Isso é a ‘super exploração’ do trabalho", criticou o presidente do sindicato, Aldo Lima.

Com a mobilidade reduzida, sobretudo no centro da capital pernambucana, o objetivo é fazer com que os vereadores aprovem o Projeto de Lei 05/19. Embora pautado, o PL não chegou a ser votado, e a expectativa é que o pleito ocorra às 10h, na Câmara Municipal do Recife.

Caso o resultado seja favorável, o presidente garante que o serviço será retomado integralmente. Porém, caso o PL que põe fim a dupla função não seja aprovado, os trabalhadores devem manter a paralisação.

Enquanto isso, os ônibus bloqueiam algumas das principais vias da cidade e dificultam o trânsito. Alguns usuários chegaram a ser surpreendidos com as estações do BRT fechadas.

Acompanhe

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores