Dia D da Campanha de Multivacinação acontece hoje em PE

SES-PE distribuiu mais de 2,6 milhões de doses de vacinas para garantir as atividades dos gestores municipais

sab, 17/10/2020 - 09:59
Hugo Dourado/SES-PE Hugo Dourado/SES-PE

Pais e responsáveis por crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) podem participar, neste sábado (17), do Dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. Segundo o Governo do Estado, estão sendo ofertados todos os imunobiológicos indicados para essa população, que deve ser imunizada caso haja alguma dose em atraso.

Além disso, meninos e meninas entre 1 e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem fazer uma dose indiscriminada contra a poliomielite, caso já tenham finalizado o esquema básico dessa doença. 

“Esta campanha de vacinação é essencial para elevarmos as coberturas vacinais contra diversas doenças. Tivemos uma queda na adesão às vacinas em 2019 e neste ano, com a pandemia da Covid-19, já notamos uma diminuição na procura pelos imunobiológicos. Por isso, este momento é necessário para atualizar as cadernetas de vacinação, proteger as crianças e adolescentes e prevenir contra diversas doenças. A não vacinação pode provocar o aumento de enfermidades preveníveis ou até mesmo epidemias, além de reintrodução de doenças que não são registradas há anos no Brasil, como é o caso da poliomielite", disse secretário estadual de Saúde, André Longo.

"Contamos com o apoio de pais, responsáveis, profissionais de saúde e de toda a população para fazermos um Dia D de sucesso, com todos respeitando o distanciamento social, usando máscara e higienizando as mãos constantemente, seja com água e sabão ou álcool gel. Para os gestores municipais, reforçamos a importância de orientar o público e da limpeza periódica dos espaços. O Brasil tem um longo histórico de campanhas de vacinação de sucesso e com o empenho de todos, mesmo neste momento difícil que estamos vivenciando, podemos levar proteção aos nossos jovens pernambucanos e garantir esse direito à saúde”, emendou.

Até o momento, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunização, já distribuiu mais de 2,6 milhões de doses de vacinas para os municípios, sendo mais de 693 mil contra a polioemielite. Para as crianças abaixo de 7 anos, as unidades disponibilizam os seguintes imunizantes: BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. A partir dos 7 anos, até os menores de 15, podem ser feitas as doses da hepatite B, febre amarela, meningocócica ACWY, HPV e varicela. 

Diversas recomendações foram repassadas aos gestores municipais para garantir a segurança de todos envolvidos durante a campanha, como utilizar espaços abertos ou ventilados, manter o distanciamento entre as pessoas, realizar a desinfecção frequente dos ambientes, garantir local adequado para higienização das mãos e fazer a triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes de entrar na sala de vacina, para evitar a propagação da Covid-19. 

Em casos febris, orienta-se aguardar o reestabelecimento do quadro clínico para que não se atribua à vacina manifestações da doença. Em casos sugestivos ou confirmados da Covid-19, orienta-se manter o isolamento por pelo menos até 3 dias depois do desaparecimento dos sintomas, com tempo mínimo de isolamento de 14 dias do início da sintomatologia. Só após isso é indicado procurar o posto de saúde para a imunização. Para os contatos, mesmo assintomáticos, também orienta-se aguardar os 14 dias.

*Da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores