Dores crônicas no pescoço: como tratar?

Alongamentos, massagem e água podem sanar a dor e tornar a vida um pouco mais agradável

sex, 06/11/2020 - 11:44
Keenan Constance-Unsplash Keenan Constance-Unsplash

Quase todas as pessoas já sofreram com uma dor no pescoço. Esse é um mal que aflige sobretudo as pessoas que ficam muito tempo no computador, celular ou passam horas em frente à TV.

Também é comum na velhice, com o desgaste cumulativo das articulações e dos tecidos da coluna. Caso uma lesão ou doença não estejam causando o problema, eis algumas dicas para tratar o pescoço rígido e dolorido.

Por isso, é importante que jovens, adultos e idosos tenham atenção com as possíveis causas de dor no pescoço. Os motivos podem ser os mais diversos possíveis, e saber identificá-los rapidamente pode salvar sua vida de dores incômodas e persistentes.

Um primeiro passo importante para a avaliação é a maneira como você dorme. O sono ocupa cerca de um terço do dia, então ele deve acontecer em um local confortável.

Escolha um colchão relativamente firme e só use travesseiros com espessura suficiente para manter a cabeça no mesmo nível do resto do corpo; em geral, basta um. Para um sono ainda mais favorável, tente deitar-se de costas com o apoio de um travesseiro sob os joelhos. Isso vai ajudar a relaxar os músculos da coluna.

Outro ponto importante é o modo como utilizamos o computador. É normal que pessoas que trabalham em escritórios ou mesmo na rua passem muito tempo em frente ao notebook, por exemplo. Por vezes, a postura correta acaba ficando em segundo plano em meio à rotina atribulada.

A má posição da coluna enquanto estamos utilizando o computador pode causar dor, especialmente na nuca e agravar os sintomas com o passar do tempo. Por isso, ao sentar tente ficar com as costas eretas, mantendo a tela do seu computador ao nível dos olhos, sem a necessidade de abaixar a cabeça. Além disso, movimente seu pescoço, fazendo pequenos alongamentos para relaxar a musculatura.

Uma dica importante: os notebooks são péssimos para a postura por causa do seu design. Se o aparelho está muito perto, isso pode ajudar a sua coluna, mas ficará desconfortável para a visão. Se está muito longe, você enxerga melhor, mas o dano para suas costas e pescoço pode ser fatal.

Uma saída para resolver o problema é colocar o notebook sobre uma pilha de livros grandes ou num suporte apropriado e use teclado e mouse separados.

Especialistas também recomendam que as pessoas façam exercícios regularmente para fortalecer o pescoço. São alongamentos fáceis, que podem ser facilmente encontrados na internet e que não duram mais de 30 minutos.

O alongamento dá alívio à dor no pescoço, diminuindo a tensão dos músculos. Mas, claro, tudo com muito cuidado e sem sobrecarregar o pescoço.

Beber água também é um ativo importante. A água é a maior aliada para a saúde, pois ela mantém o organismo hidratado, prevenindo o surgimento de diversas doenças. A água também ajuda a hidratar músculos que estão entre a vértebra e a espinha, diminuindo a dor.

Para casos crônicos e graves, há analgésicos, injeções de esteroides e até procedimentos cirúrgicos. Mas, a princípio, é importante resistir a tais medidas mais agressivas – em geral passos mais simples podem aliviar esse sofrimento cotidiano.

 

COMENTÁRIOS dos leitores