Festa do Morro: sem procissões e com celebrações virtuais

A presença dos fiéis dentro da igreja será limitada a 30% da capacidade, tentando garantir o distanciamento social de 1,5 metros entre as pessoas

por Jameson Ramos seg, 16/11/2020 - 18:41
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens/Arquivo Mudança acontece por conta da Covid-19 Chico Peixoto/LeiaJá Imagens/Arquivo

Por conta da pandemia da Covid-19, a 116ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no Morro no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, irá acontecer de uma forma diferente e com as celebrações transmitidas pela internet. 

A celebração religiosa será realizada entre o dia 28 de novembro e 8 de dezembro, mas sem as procissões e atrações culturais, como acontecia tradicionalmente. As confissões também ficarão de fora e a presença do público na igreja será limitada.

Todas as 63 celebrações previstas serão transmitidas pelas redes sociais do Santuário Morro da Conceição. No dia 28 de novembro, às 19h, a missa de abertura será presidida por Dom Limacêdo Antônio da Silva, que é o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Já entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, serão realizadas cinco missas diariamente, nos horários: 6h, 9h, 12h, 14h e 16h, cada uma com duração média de 45 minutos; o solene novenário acontecerá às 19h.

No Dia de Nossa Senhora da Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro, haverá oito missas programadas para acontecer às 0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h, 16h; solenidade das 19h será presidida por Dom Fernando Saburido.

Segundo o G1, a presença dos fiéis dentro da igreja será limitada a 30% da capacidade, tentando garantir o distanciamento social de 1,5 metros entre as pessoas. 90 bancos serão colocados na parte externa da igreja. A previsão é de que 420 pessoas participem de cada celebração - diante de todas essas medidas para a contenção da Covid-19.

Uso da máscara será indispensável e lavatórios serão colocados ao redor da igreja, que terá as portas retiradas para aumentar a circulação de ar no local. Quem quiser acender velas na semana da celebração, elas deverão ser entregues aos voluntários para a higienização.

COMENTÁRIOS dos leitores