Argentina alerta o Brasil sobre novo ataque de gafanhotos
Insetos destruíram plantações de erva-mate em fazendas perto da fronteira com o Rio Grande do Sul
Um alerta de novo ataque de gafanhotos, registrado em fazendas de Campo Viera e Itacaruaré, na Argentina, foi enviado ao Brasil. Segundo os técnicos agrônomos do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) argentino, que monitora a região de fronteira entre os dois países, a nuvem de insetos destruiu plantações de erva-mate em território argentino e avança em direção ao estado do Rio Grande do Sul.
Embora tenha gerado preocupação para os fazendeiros da região de Rincão Vermelho e Porto Xavier, cidades que ficam a 550 km da capital Porto Alegre, os especialistas diminuíram o poder destrutivo da espécie gafanhoto-tucura (Zoniopoda tarsata). Segundo os técnicos do Senasa, esse tipo de inseto não tem como característica o vôo por longas distâncias e pode ser controlado com pulverização de pesticidas.
Desde maio, nove ataques de gafanhotos foram registrados na América do Sul. Em agosto, uma nuvem com cerca de 400 milhões de insetos que ameaçava chegar ao Brasil destruiu lavouras, como as de trigo em fazendas no Paraguai, Uruguai e Argentina. O empenho do controle de pragas do Senasa e as baixas temperaturas da região contribuíram para a extinção dos insetos antes que atingissem a agricultura em território brasileiro.