Celpe vai doar refrigeradores para cidades pernambucanas
Os refrigeradores científicos são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml da vacina
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai doar refrigeradores científicos para armazenamento das vacinas de Covid-19 em 136 municípios de Pernambuco. A iniciativa levou em consideração os municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
A instalação de cada refrigerador científico deve injetar no sistema elétrico uma carga de 89 kW e consumo anual de 781 MWh. Segundo a celpe, esse consumo será compensado com o recolhimento, em cada município, de dois equipamentos de refrigeração antigos e doação de lâmpadas eficientes para postos de saúde, hospitais e consumidores residenciais de baixa renda. A companhia contará com a parceria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Os refrigeradores têm temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, além de alarmes em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio caso ocorra eventual intercorrência no fornecimento, com autonomia de até 12 horas. As câmaras são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.
As demais distribuidoras da Neoenergia também vão doar os refrigeradores. Na Bahia, serão 296 câmaras, 95 no Rio Grande do Norte e 131 em São Paulo. A doação dos equipamentos totaliza R$ 6 milhões. Os novos refrigeradores serão destinados aos municípios atendidos pelas distribuidoras do Nordeste (Celpe, Coelba e Cosern) que têm IDHM até 0,61 e, de São Paulo (Elektro), com o índice até 0,74.