Queda de energia na RMR compromete distribuição de água

A Compesa aponta que a interrupção do fornecimento de energia provocou algumas situações de estouramentos em adutoras

por Jameson Ramos sex, 12/02/2021 - 19:16
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Situação irá atrasar o calendário de distribuição de água em algumas cidades do Grande Recife Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

A queda de energia em várias cidades da Região Metropolitana ocorrida na tarde desta sexta-feira (11), impactou diretamente a operação de vários sistemas de abastecimento de água que atendem os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A informação foi divulgada pela Compesa.

A falta abrupta de energia foi ocasionada por uma falha de um disjuntor em uma subestação da Chesf, problema já solucionado pela concessionária. Entretanto, várias unidades operacionais da Compesa foram impactadas, paralisando o seu funcionando e causando prejuízo à distribuição de água nessas localidades.

A companhia aponta que a  interrupção do fornecimento de energia provocou algumas situações de estouramentos em adutoras, como foi o caso da Adutora de Viana, que atende a cidade de Camaragibe, e a Estação Elevatória do Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata. Além disso, mesmo com a retomada da energia, os sistemas de abastecimento precisam de um tempo para a retomada plena de suas operações, fazendo com que os calendários de abastecimento estejam prejudicados.

"A Compesa lamenta o ocorrido e informa que, mesmo com todo o cuidado na retomada da operação de seus sistemas, a falta brusca de energia pode provocar danos às tubulações. As providências estão sendo adotadas para corrigir as ocorrências com a maior brevidade possível. A Companhia pede a compreensão da população pelo ocorrido, que foge da gestão da empresa", pontua.

COMENTÁRIOS dos leitores