Março Lilás fortalece combate ao câncer de colo do útero

No mês de conscientização sobre a doença, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) dá ênfase ao autocuidado e estimula o exame preventivo

seg, 15/03/2021 - 17:06
Sespa Governo do Pará lançou campanha para conscientização Sespa

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), lançou na quinta-feira (11) as ações do Março Lilás. Com o tema "Autocuidado: todos juntos na prevenção do câncer", a campanha tem o objetivo de alertar as mulheres sobre a prevenção e controle do câncer de colo do útero.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo uterino, também chamado de cervical, é o único prevenível e a prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus humano (HPV).

Segundo a médica Bianca Lastra, assistente em oncologia no Centro de Tratamento Oncológico (CTO), o câncer não tem sintomas no início. Os sinais aparecem quando a doença já está instalada e com certo grau de desenvolvimento.

“O diagnóstico é feito de forma muito simples pelo exame Papanicolau. O exame nada mais é do que a análise da secreção vaginal. Mulheres com vida sexual ativa devem fazer anualmente este exame. Ele é responsável por detectar o vírus e pode ser feito nas redes pública e privada por profissionais habilitados”, informou a médica.

A melhor forma de se prevenir do vírus é com a vacinação contra o HPV. Segundo a Coordenação Estadual de Imunizações, em 2020, a meta era atingir 80% da cobertura total, porém esse número não chegou a ultrapassar os 50%. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade.

Em 2020, 201 novos casos foram diagnosticados no Pará. A estimativa para este ano é que ocorram cerca de 720 novos casos de câncer de colo de útero no Estado, previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Por Ana Vitória Melo e Matheus Oliveira.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores