Quarentena e novas restrições são anunciadas em Pernambuco

O governador Paulo Câmara instituiu uma quarentena rígida no Agreste e na Região Metropolitana do Recife (RMR) aos fins de semana

por Victor Gouveia ter, 25/05/2021 - 09:00
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Movimentação na Avenida Guararapes, área Central do Recife Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Na noite dessa segunda-feira (24), o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou um novo endurecimento das medidas restritivas para conter a aceleração da Covid-19 em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública atende com 98% da capacidade, com 1.705 internados.

As novas medidas, que começam a valer a partir desta quarta-feira (26) e seguem até dia 6 de junho, serão mantidas de forma diferente entre as regiões do Estado, acompanhe:

Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata

Apenas atividades essenciais poderão funcionar durante os fins de semana. Ao longo da semana, o esquema permanece o mesmo, com fechamento dos estabelecimentos às 20h.

Agreste

Os 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) IV e V - com sede em Caruaru e Garanhuns – e mais 12 municípios da Geres II - com sede em Limoeiro - entrarão em quarentena rígida também nos dias de semana.

Cidades da Geres II: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim e Vertente do Lério.

Cidades da Geres IV: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Cidades da Geres V: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhus, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

Sertão

O funcionamento das atividades comerciais segue definido até as 20h durante a semana e até as 18h nos fins de semana.

“A consequência direta disso é mais tempo entre a solicitação de um leito de UTI e a transferência dos pacientes para uma vaga de terapia intensiva”, explicou Câmara.

Segundo o gestor, também foram solicitados ao Ministério da Saúde mais testes de antígeno, concentradores de oxigênio e uma investigação sobre as novas variantes identificadas no Agreste. A região vai receber mais 100 concentradores de oxigênio do Governo do estado.

Um lote com 200 mil máscaras e R$ 4 milhões para ações de assistência social serão repassados aos prefeitos nesta terça (25). A fiscalização do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PE) e da Polícia Militar serão intensificadas, ressaltou o governador.

LeiaJá também:







--> Agreste tem novas medidas restritivas a partir desta terça

--> Recife amplia vacinação para pessoas com deficiência

--> Covid-19: Pernambuco registra mais 28 mortes e 1.368 casos

COMENTÁRIOS dos leitores