Abordagem da PM à jovem negro causa revolta nas redes

O jovem fazia manobras com sua bicicleta quando foi abordado de maneira desproporcional por policiais militares. Ação foi filmada

por Rachel Andrade sab, 29/05/2021 - 10:28

O youtuber Filipe Ferreira estava gravando um vídeo para o seu canal sobre manobras na bicicleta em um parque na Cidade Ocidental, município de Goiás, quando foi abordado pela Polícia Militar. O vídeo foi publicado nessa sexta-feira (28), e causou revolta nas redes sociais.

A gravação mostra o momento em que Filipe é chamado pelos policiais, pedindo para que ele descesse da bicicleta na qual estava montado. Um dos agentes sai do carro portando sua arma de fogo na mão, e a mantém apontada para o jovem durante toda a abordagem.

O jovem pergunta “por que você está apontando a arma para mim?”, enquanto o policial repete “coloca a mão na cabeça”. O policial diz que é uma abordagem e complementa: “Se você não obedecer, você vai ser preso”.

Em um momento, Filipe tira sua camisa dizendo “vou tirar a camisa aqui só para mostrar que eu não tenho nada, só estou dando meu ‘rolê’ de bike”, explica.

Ao ser ordenado que ele virasse de costas, Filipe coloca sua câmera no chão, apontada para a ação. Após se posicionar para ser revistado, um dos policiais fala para o outro agente algemá-lo. O jovem questiona a ação e o policial, ainda com a arma apontada para ele, diz “porque você não obedeceu a ordem legal que eu te dei”.

Apenas após o jovem ser algemado, o policial guarda a arma, vai em direção ao celular, e encerra a gravação do vídeo.

Filipe publicou as imagens, e a repercussão aumentou nas redes. O vídeo viralizou no twitter, tendo uma das postagens mais de 70 mil curtidas e 17 mil compartilhamentos.

“O que acontece se você for negro e estiver treinando manobras no parque com sua bike? Não sabe? Veja o que aconteceu hoje na Cidade Ocidental”, diz a publicação.

Embed:

O LeiaJá entrou em contato com a Polícia Militar de Goiás, mas não recebeu resposta sobre a abordagem até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores