Mamógrafo móvel oferece mais de 1.000 exames no Recife
Ao longo do mês de junho, 19 pontos da cidade serão visitados pelo veículo de exames. Confira o calendário e os bairros que vão receber a ação
A partir desta terça-feira (1º), o mamógrafo móvel vai disponibilizar 1.140 vagas para recifenses entre 50 e 69 anos, mediante agendamento. Com intuito de diagnosticar casos de câncer de mama ainda em sua forma inicial, ao longo deste mês, o veículo de exames vai percorrer 19 pontos da capital.
A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que o agendamento tem limite de 60 vagas - 30 pela manhã e 30 à tarde - e podem ser realizados de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nos locais onde o mamógrafo vai circular.
Confira o calendário e os bairros que o maógrafo móvel vai percorrer.
As mulheres que vão passar pelo exame não podem esquecer da máscara de proteção contra a Covid-19, além de um documento de identificação com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O resultado sai em 20 dias na unidade de saúde que o veículo ficou estacionado ou no local mais próximo da ação, informa a Sesau.
Agentes de saúde percorrer os bairros em busca das mulheres cadastradas que estão na faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde. Em seguida, a equipe de saúde da unidade entrará em contato com as cidadãs para marcar o dia e a hora da mamografia. As mulheres que precisa fazer o exame e não têm a idade indicada devem procurar a unidade de saúde onde é cadastrada para pegar um encaminhamento.