PE: Cai secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua

Demissão acontece depois da repercussão negativa da operação de repressão da PM ao ato pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, que ocorreu no Recife, no último sábado (31)

sex, 04/06/2021 - 18:11
Carlos Medeiros/CICOM-SDS O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, demitido nesta sexta (4). Carlos Medeiros/CICOM-SDS

 Na tarde desta sexta (4), o governo de Pernambuco anunciou a demissão do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. De acordo com a nota oficial do Palácio do Campo das Princesas, o gestor pôs seu cargo a disposição em razão da repercussão negativa da operação policial de repressão ao ato a favor do  impeachment do presidente Jair Bolsonaro, realizado no Recife, no último sábado. A SDS será assumida interinamente por seu atual secretário executivo, Humberto Freire.

Pela manhã, o governador Paulo Câmara já havia empossado o coronel Roberto Santana como novo comandante da Polícia Militar. Ele substitui o coronel Vanildo Maranhão, um dos oficiais responsável pela operação, que deixou dois homens cegos, após serem alvejados com tiros de balas de borracha.

“Quero agradecer ao secretário Pádua por todo o seu trabalho em defesa do Pacto pela Vida nesses quatro anos, e ressaltar que a missão dada ao secretário Freire e ao comandante Roberto é que o episódio do último sábado não seja esquecido, para que nunca se repita. Os protocolos precisam ser revistos para que um comando de tropa na rua não possa se sentir autônomo a ponto de agir da maneira que agiu”, declarou o governador.

Delegado da Polícia Federal, Antônio de Pádua estava à frente da SDS desde 1º de julho de 2017. Humberto Freire, que também é delegado federal, integrava a equipe do antecessor desde o início de sua gestão.

COMENTÁRIOS dos leitores