PE: motoristas de aplicativo pedem vacinação prioritária

Solicitação foi encaminhada ao governador Paulo Câmara e às prefeituras do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Garanhuns e Petrolina

por Kauana Portugal ter, 08/06/2021 - 12:48
Marcelo Camargo/Agência Brasil Mobilização de motoristas de aplicativo Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na manhã desta terça-feira (8), a Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (AMAPE) encaminhou uma carta ao governador Paulo Câmara e à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), solicitando a inclusão da categoria na imunização prioritária contra a Covid-19. O pedido também foi enviado para as prefeituras do Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana da capital, e para Caruaru, Garanhuns e Petrolina, cidades onde o serviço por aplicativo também opera. 

De acordo com o presidente da Associação, Thiago Silva, a necessidade da vacinação é condizente com o perigo da exposição diária dos profissionais de entregas e transporte, considerados parte dos serviços essenciais desde o início da pandemia.  “Motoristas de aplicativos são os terceiros profissionais que mais morrem de COVID-19, de acordo com uma pesquisa feita em São Paulo. Aqui no Recife, com certeza não é muito diferente. Precisamos de vacina”, destacou.

A pesquisa citada pelo dirigente, publicada no início deste mês, foi realizada pelo Instituto Pólis, com base em dados da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Segundo o estudo, aposentados, empregadas domésticas, pedreiros e motoristas de táxi e aplicativos são os trabalhadores que mais morrem pela Covid-19.

O que dizem as secretarias de Saúde

Em nota, a Secretaria de Saúde do Recife (SESAU), afirmou “que a definição dos grupos prioritários de vacinação é feita pelo Ministério da Saúde (MS), e as informações estão disponíveis no Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a Covid-19, do órgão.” A SESAU também ressaltou que “o Plano Recife Vacina está em consonância com o Plano do Ministério da Saúde, que não incluiu a categoria de entregadores de aplicativos”.

Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), para onde foi encaminhada a carta da AMAPE, “informa que tem avançado nos planos nacional e estadual de vacinação contra a Covid-19 de acordo com a disponibilidade de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS), responsável pela aquisição e envio aos Estados”. 

A pasta informou ainda que a inclusão de novos grupos depende da quantidade de imunizantes disponíveis. “Com o envio de mais doses, serão pactuados novos passos para ampliar a imunização dos pernambucanos. Frisa-se que a inclusão de novos grupos depende do órgão federal e do envio de mais vacinas”, finalizou a SES-PE.

COMENTÁRIOS dos leitores