Procon Recife realiza mutirão de negociação de dívidas
Consumidores poderão fazer o cadastro no site do Procon Recife a partir desta quinta-feira (10). Os descontos nas dívidas serão avaliados caso a caso
O Procon Recife realizará, a partir desta quinta-feira (10) até o dia 25 de junho, um mutirão de negociação para os consumidores com dívidas vencidas e reconhecidas no SPC e Serasa. Para aqueles que estão em débito com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), empresas de telefonia (Tim, Claro, Vivo e Oi), e com os bancos Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, a notícia tende a ser animadora.
Para participar da ação, a pessoa que possui o débito deve acessar o site do órgão municipal de defesa do consumidor (https://procon.recife.pe.gov.br) e preencher o formulário disponível no banner da página principal do endereço eletrônico, referente à empresa onde dívida está ativa. Os cadastros serão analisados entre os dias 5 e 30 de julho, e é obrigatório que o consumidor também anexe a carta de inscrição de protesto e informe corretamente os seus dados.
Por meio do e-mail concedido no formulário, os participantes selecionados receberão a data e horário do atendimento, que será feito, exclusivamente, de maneira virtual, entre o consumidor, o Procon Recife e o representante da respectiva empresa contratada. Os descontos nas dívidas serão avaliados a depender do caso.
De acordo com a revista Exame Invest, o total de brasileiros com contas em atraso chegou a 63 milhões em abril, uma alta de 0,7% com relação ao mês anterior, e o terceiro aumento do índice registrado no ano. Em 2021, já são 1,6 milhões de pessoas que deixaram de pagar suas dívidas e foram negativadas. Nesse sentido, a iniciativa do Procon Recife visa auxiliar os recifenses que ainda não conseguiram organizar a vida financeira durante a pandemia, seja por queda no orçamento ou gastos não planejados.
“Vivenciamos um momento economicamente desafiador, e o orçamento de muita gente está cada vez mais comprometido. Dessa forma, as dívidas começam a ficar em segundo plano. O mutirão, no entanto, estabelece uma chance de o consumidor renegociar as dívidas, de um recomeço, resgatando a sua cidadania”, avalia o secretário-executivo de Defesa do Consumidor, Pablo Bismack.
Ainda segundo Bismack, a internet torna-se um recurso fundamental neste momento. “Muitos consumidores que têm dívidas não procuram os credores ou o Procon por puro constrangimento com a situação, e o processo realizado de forma online é capaz de quebrar essa barreira. Além disso, o processo remoto também favorece ao distanciamento social tão necessário nesta pandemia”.
Entre os dias 5 a 9 de julho, a previsão é que sejam realizados 200 atendimentos para negociação de dívidas com a Celpe; de 12 a 16 de julho, 150 atendimentos com a Compesa; de 19 de julho a 23 de julho, 500 atendimentos com os bancos; e de 26 a 30 de julho, 200 para as empresas de telefonia.
A população pode acionar o Procon Recife pelos emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias), pelo site procon.recife.pe.gov.br, e pelo fone 0800 281 1311. Por conta da pandemia, o Órgão aconselha que o consumidor dê preferência aos canais não presenciais.