Cidade indonésia dá galinhas como recompensa por vacinação

Distritos da província de Java Ocidental têm dificuldade de adesão à vacina na população acima de 45 anos

por Vitória Silva qua, 16/06/2021 - 12:25
Reprodução/Pixabay Em Cianjur, na Indonésia, gestão oferece galinhas à população que decide se vacinar. Reprodução/Pixabay

Uma cidade da Indonésia encontrou uma forma criativa de incentivar as vacinas: com galinhas vivas. Cada pessoa que for vacinada com sua primeira dose do imunizante contra a Covid-19, receberá uma ave. Esta iniciativa está sendo implementada no Distrito Pacet da Província de Java Ocidental da Indonésia, através de uma iniciativa da província de Cianjur, a 100 quilômetros da capital Jacarta.

Nos comunicados oficiais, a polícia diz que é ação é para ajudar a combater a hesitação da vacina em pessoas com 45 anos ou mais. As ilhas de Java e Sumatra viram recentemente um aumento nos casos de coronavírus. Na Indonésia, é utilizada a vacina Coronavac (nome no Brasil), desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac.

A gestão distrital decidiu então ir atrás da população para aplicar a vacina, e em troca, dão uma galinha, que pode se tornar alimento em um país em que quase 10% da população vive abaixo da linha da pobreza, segundo o Banco de Desenvolvimento Asiático (ADB, em inglês).

A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e iniciou a campanha de vacinação contra Covid-19 há cerca de seis meses. Outra preocupação entre os habitantes do país de maioria muçulmana é a de que o imunizante seja halal, ou permitido pelo Islã.

Ainda segundo as autoridades, o compartilhamento de notícias falsas que descredibilizam a eficácia e segurança da vacina, assim como o receio de reações adversas, estão entre os principais motivos de afastamento da população adulta e idosa da imunização.

COMENTÁRIOS dos leitores