Recife vacinou 70% da população adulta com a primeira dose

O número representa 863.380 pessoas parcialmente vacinadas, das 1.237.614 acima dos 18 anos que estão aptas a receber o imunizante anticovid

por Vitória Silva dom, 25/07/2021 - 13:51
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens Vacinação contra a Covid-19 para grupo com 34 anos ou mais no Recife. Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

A Prefeitura do Recife anunciou, neste domingo (25), que mais de 70% da população adulta da capital pernambucana, ou seja, pessoas com 18 anos ou mais, já recebeu pelo menos a primeira dose de um dos imunobiológicos disponíveis contra a Covid-19. O número representa 863.380 pessoas parcialmente vacinadas. A cidade tem 1.237.614 pessoas acima dos 18 anos que estão aptas a receber o imunizante anticovid e está, atualmente, acima da média nacional de vacinação, que acumula 44,6%.

Do total de pessoas vacinadas, 30,29% completaram o esquema vacinal. Ou seja, 315.385 pessoas já receberam duas doses da vacina e outras 59.487 tomaram a dose única do imunizante da Janssen. Na última semana, a Prefeitura do Recife ampliou a vacinação contra a covid-19 para pessoas acima dos 31 anos. Além disso, todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde também estão sendo imunizados na capital.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, reforça que a vacinação é a maneira mais rápida e eficiente para frear o avanço da covid-19 na cidade. “É importante que tenhamos o maior número de pessoas vacinadas para vencer a pandemia. Não paramos de vacinar os nossos cidadãos em nenhum dia e pedimos que a população continue nos ajudando indo aos postos se vacinar. Lembramos também que vacina boa é vacina no braço e todos os imunizantes que oferecemos têm a sua eficácia comprovada por estudos científicos”, destaca a gestora, que enfatiza ainda a necessidade de completar o esquema vacinal com as duas doses do imunizante para garantir a proteção.

A prefeitura chama atenção para a redução dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que acontece com maior sucesso entre os vacinados com as duas doses, logo, havendo chamada para os respectivos grupos, é fundamental que a população compareça aos pontos de vacinação para completar o esquema vacinal. No Recife, a não adesão a alguma das doses é considerada baixa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que contou o índice em cerca de 2,5%.

Além disso, recusantes de algum dos imunizantes, no momento da vacinação, ficarão 60 dias sem poder efetivar a marcação no sistema do Conecta Recife. A medida visa coibir tentativas de reagendamento para que o público tente receber um outro tipo de vacina. Nesse tipo de situação, o técnico que aplica a vacina terá um botão a ser acionado no Conecta Recife que vai travar o agendamento do recusante por esse prazo.

Casos de SRAG

A importância da vacina como forma de controle da circulação do novo coronavírus se torna ainda mais evidente quando se observa os números de óbitos por síndrome respiratória em um dos primeiros grupos prioritários a ser imunizado na cidade. As mortes por Srag, confirmados para covid-19, de idosos acima de 60 anos tiveram uma queda de 68,83%. Esse dado é comparativo entre as duas primeiras semanas anteriores ao início da vacinação anticovid no município (em 19 de janeiro) e as duas primeiras semanas de julho.

Investindo em inovação tecnológica, a Prefeitura do Recife optou por oferecer um sistema 100% digital para realizar cadastro e agendamento da população elegível para receber a vacina contra a covid-19: o Conecta Recife (http://conectarecife.recife.pe.gov.br). Dessa forma, a utilização da plataforma garante uma gestão eficiente do controle de estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomerações e filas nos centros de vacinação.

Pontos de vacinação

A gestão municipal disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros que estão localizados no Sest Senat, no Porto da Madeira; Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife; na Unicap, na Boa Vista; na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura; e UniNassau, nas Graças.

Já os 14 drives estão localizados no Sest Senat, em Beberibe; no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem, BIG Bompreço de Casa Forte, Unicap (Boa Vista) e Carrefour (Torre).

COMENTÁRIOS dos leitores