Dia Nacional do Ciclista homenageia Pedro Davison

Data homenageia biólogo e ciclista, Pedro Davison, faleceu após ser atropelado enquanto pedalava em Brasília

por Rafael Sales qui, 19/08/2021 - 18:30
Pixabay/Free Photos Pixabay/Free Photos

O dia 19 de agosto foi reservado para homenagear o biólogo Pedro Davison. Em 2006, Pedro foi atropelado enquanto pedalava em Brasília, o biólogo não resistiu e faleceu. Desde então, a data ficou conhecida como o "Dia Nacional do Ciclista".

O LeiaJá conversou com o escritor, jornalista e palestrante Daniel Navarro Sonim. Daniel costuma usar a bicicleta como meio de transporte e para se exercitar. Antes da pandemia, Navarro utilizava a bicicleta para ir e voltar do seu local de trabalho em São Paulo.

"Em 2012, eu comecei a usar as bicicletas compartilhadas. Eu usava para voltar do trabalho, porque o ônibus parava muito, estava cheio e às vezes tinha que andar a pé", diz Navarro. "Eu me aprimorei com o tempo e passei a ir e voltar. Eu tive que comprar uma bicicleta elétrica, porque as pladeiras inviabilizavam um pouco a ida com uma bicicleta comum", completa.

Nesse contexto, o jornalista relatou os principais problemas enfrentados por ele em sua trajetória. “As ciclovias são insuficientes e as que existem tem problemas de sinalização, o pavimento é muito complicado. A própria cidade foi planejada para automóveis. E tem a resistência de que muita gente acha que a bicicleta atrapalha".

Daniel comenta o que entende que deve ser feito para a cidade de São Paulo abrir mais espaços para os ciclistas. "Tem que continuar o investimento em infraestrutura, sinalização, ter uma boa qualidade de pavimento, orientação para os ciclistas e motoristas".

A fotógrafa, videorrepórter e cicloativista, Renata Falzoni, deu algumas dicas para quem deseja colocar a bicicleta como o principal meio de transporte. "Recomendo que o façam o quanto antes, sem muitos planejamentos. Se tiver receio, comece pela ciclofaixa de lazer aos domingos e habitue ao pedal nas ruas da cidade", diz Renata. "Procure no Google Maps o caminho pelas ciclovias. Saber um bom caminho, por ruas mais calmas ajuda muito", completa.

COMENTÁRIOS dos leitores