Prefeitura inicia testagem em massa nos bairros do Recife

A expectativa é que sejam realizados 33 mil testes rápidos de antígeno para a Covid-19 em 22 pontos na periferia, estações de metrô e mercados públicos. Confira os locais de testagem

seg, 30/08/2021 - 09:49
Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife Homem passando pela testagem em uma das estações de metrô da capital pernambucana Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura do Recife iniciou a testagem em massa da população para a Covid-19 e promete percorrer bairros da periferia. Dividido entre os oito Distritos Sanitários, o objetivo da primeira fase do Programa TestaPE é aplicar 33 mil testes rápidos de antígeno na capital.

A princípio, os agentes sanitários estarão em stands em mercados públicos, estações de metrô e escolas municipais. Com apoio da unidade móvel 'Bora Testar', eles também vão percorrer os bairros de Joana Bezerra, São José, Coelhos, Santo Amaro, Alto Santa Terezinha, Barro, Caçote, Brejo de Beberibe, Guabiraba, Córrego do Jenipapo, Alto Santa Isabel, Casa Amarela, Torrões, Várzea, Iputinga, Comunidade Irmã Doroty, Buraco da Velha, Portelinha, Ilha do Destino, Passarinho, Cohab e Jordão.

Cada ponto terá capacidade para 200 testes diários, equivalente a um total de 1.600 checagens, estima a Prefeitura. Os locais foram selecionados a partir de critérios como Índice de Desenvolvimento Humano, cobertura vacinal e cobertura de Estratégia de Saúde da Família.

Conscientização 

O exame deve ser feito em 10 dias após o início dos sintomas e o resultado sai em aproximadamente 30 minutos. Caso o testado apresente sintomas respiratórios e dê negativo, ele será agendado para fazer o RT-PCR por meio do Atende em Casa. Os positivos também serão cadastrados no programa para telemonitoramento e acompanhamento da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau).

Conforme a Sesau, os profissionais também farão abordagens educativas sobre a importância da vacina e as pessoas que não tiverem recebido nenhuma dose ou não tiverem o esquema vacinal completo poderão agendar.

Próximos passos

Sem prazo para o avanço da iniciativa, a Prefeitura indica que a segunda fase só inicia após o término da primeira rodada. Os próximos testados pela equipe volante serão categorias profissionais específicas do setor público (Saúde, Educação, Guarda Municipal e Limpeza Urbana) e do transporte público (ônibus e metrô).

Já a última fase volta a atender locais de grande circulação de pessoas e trabalhadores e estudantes de universidades públicas e privadas, e em trabalhadores específicos do setor privado como bares e restaurantes, hotéis e pousadas, bancos e escolas.

COMENTÁRIOS dos leitores