UNAMA promove conscientização ambiental em Belém

Ação universitária pelo Dia Mundial da Limpeza teve programação no Bosque Rodrigues Alves, na capital paraense

seg, 20/09/2021 - 15:18

Sabe aquele sábado em que você levanta com vontade de limpar tudo? Pois bem, o calendário marcava 18 de setembro, data em que se comemora, desde 2018, o Dia Mundial da Limpeza, um movimento que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.

Com o intuito de mobilizar a população paraense a ter atitudes mais sustentáveis e refletir sobre os problemas ambientais enfrentados na Amazônia, a UNAMA - Universidade da Amazônia participou da ação referente ao Dia Mundial da Limpeza com programação dentro do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, localizado no bairro do Marco, em Belém. O evento foi gratuito e aberto ao público.

A ação social coordenada pelo Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA, em conjunto com cursos de graduação da universidade, teve como principal foco promover a conscientização ambiental dos frequentadores do Jardim Botânico da Amazônia, que tem 138 anos e abriga mais de 80 mil espécies de flora e fauna. A ação também contou com a parceria do Instituto Limpa Brasil.

Durante a programação, foram realizadas atividades como a coleta de resíduos, horta vertical, orientação de descarte de medicamentos, oficina de construção de brinquedos com materiais recicláveis e orientação sobre descarte correto de resíduos.

A professora Regina Cleide, coordenadora do evento, destacou o papel social da universidade por colaborar com a sociedade, se fazendo presente com ações que visam trabalhar a conscientização nos espaços de preservação ambiental. Para ela, o lazer não pode prejudicar a floresta.

Para a professora Alessandra Esteves, que coordena o curso de Administração da UNAMA, além das ações realizadas no Bosque, outro ponto muito importante foi mobilizar os universitários e conscientizá-los. “Eles levarão para dentro das suas casas, do seu trabalho e áreas de convívio esse pensamento mais sustentável e com certeza muito mais saudável”, afirmou.

O evento também serviu para integrar gerações, famílias, pessoas em geral sobre o tema e orientar que não se trata apenas de mutirões de limpezas, mas de formar uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos.

A estudante de Pedagogia Débora Cyrus disse que foi um dia de grandes aprendizados. Ela, que está no primeiro semestre do curso, teve duas experiências para guardar: a primeira, o contato com as crianças na oficina de pintura e desenho; a segunda, poder falar sobre as questões do meio ambiente e preservação.

Érica Carvalho, advogada, estava com a família no Bosque e destacou a importância do contato com a natureza para a formação da sua filha. Érica lembrou que, na sua época de escola, não se falava muito nas questões de preservação, reciclagem etc. “Minha filha, Marina, de 4 anos, está em uma idade importante e já compreende que o nosso futuro está em jogo”, observou.

Por Dinei Souza.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores