Buraco em calçada causa acidentes no bairro do Recife

Sem tampa após suposto episódio de furto, galeria permanece sem sinalização depois de seis meses

por Vitória Silva qua, 22/09/2021 - 14:41

Entre a Avenida Guararapes e a Rua Alarico Bezerra, no Centro do Recife, uma galeria aberta chama a atenção de pedestres e tem causado acidentes entre os que circulam na região. O buraco fica em uma calçada, nas imediações do Edifício Brasília e Praça do Sebo, sem sinalização da Prefeitura do Recife. Segundo Suenildo Lira, que presenciou quedas na área, a tampa foi furtada há cerca de seis meses, uma situação que se repete na região central. 

“Há cerca de seis meses aconteceu o furto da tampa. Não aconteceu só aqui, mas em vários outros lugares. As tampas das galerias são de ferro, o pessoal tira para vender. A situação já foi informada (à Prefeitura), já houveram denúncias sobre quedas de pessoas. O pessoal da área e transeuntes já informaram aos órgãos, mas sempre passam de um para o outro e não chega a uma solução do problema. A maioria das quedas são à noite e na madrugada. Quando estamos aqui, tentamos ajudar, chamamos o Samu”, explicou Suenildo ao LeiaJá

Na manhã desta quarta-feira (22), um idoso não identificado caiu na galeria e precisou ser hospitalizado em seguida, de acordo com informações do transeunte. Ele sofreu lesões leves sobre o peito e aguardou pelo socorro sentado em frente a um fiteiro, onde foi auxiliado. Durante visita ao local, a equipe do LeiaJá viu a situação se repetir com um idoso de 79 anos, que não chegou a se machucar. José Severino da Silva saía de um banheiro público com destino ao ponto de ônibus próximo do local. “Quando pisei, percebi que algo ia acontecer. O pé desceu, mas eu me segurei. Vi a tábua, mas não sabia (que era um buraco)”, disse ao LeiaJá. 

A galeria está parcialmente coberta com duas tábuas na vertical, que tentam sinalizar a presença do risco. O buraco tem um metro quadrado de largura e cerca de um metro e meio de profundidade (veja nas imagens). 

LeiaJá entrou em contato com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para saber se o órgão tem ciência da situação e previsão para reparo, mas não houve retorno até o momento desta publicação. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores