Sem procissões, Círio tem programação oficial divulgada

A celebração católica em louvor à Nossa Senhora de Nazaré, realizada em Belém no segundo domingo de outubro, não terá multidão nas ruas pelo segundo ano seguido

por seg, 27/09/2021 - 17:30
Gilberto Silva/Ascom 1º Comar Albano Martins, coordenador do Círio, e o major-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. A FAB vai participar da festa de Nazaré. Gilberto Silva/Ascom 1º Comar

Uma das épocas mais aguardadas do ano, principalmente pelo povo paraense, está chegando mais uma vez. O Círio de Nazaré, maior festa religiosa do país, teve a programação oficial divulgada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em uma coletiva de imprensa, na última sexta-feira (24). Como já ocorreu no ano passado, não haverá procissões por causa da pandemia.

Durante a semana que antecede o Círio, missas solenes serão realizadas com a presença do público, porém com as devidas medidas de prevenção à covid-19. No dia 5 de outubro, a missa de abertura das celebrações será feita na Basílica Santuário, seguida de um concerto musical com a Amazônia Jazz Band, na Praça Santuário, às 18 horas.

O manto deste ano será apresentado também na Basílica Santuário, na quinta-feira (7), a partir das 18 horas. Na sexta-feira (8), haverá o Traslado da Imagem Peregrina para Marituba e Ananindeua em Carro Berlinda conduzido pela Polícia Rodoviária Federal, com retorno a Belém ao meio-dia.

Já no sábado (9), a partir das 16h30, a Esquadrilha da Fumaça vai prestar uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré – uma novidade das festividades deste ano. Logo após, será realizada a missa da Trasladação no Colégio Gentil, fechada ao público, às 18 horas, e uma live de Decoração da Berlinda, às 19h30.

No domingo (10), a missa solene vai acontecer na Catedral da Sé, às 7 horas, e a imagem peregrina vai sobrevoar por Belém e assim também seguirá o percurso do Círio, às 11 horas. Ao meio-dia, será realizada mais uma missa solene na Basílica Santuário.

Segundo o diretor coordenador da festa, Albano Martins, como procissões não serão feitas esse ano, o recomendado é que os fiéis acompanhem as festividades em casa. Entretanto, para participar dos eventos presenciais – como as missas – o uso de máscaras e a utilização do álcool em gel serão necessários. Além disso, também será exigida a carteira de vacinação comprovando a cobertura vacinal completa.

Programação completa 

05/10: Missa solene de Abertura do Círio 2021 na Basílica Santuário, seguida de concerto musical com a Amazônia Jazz Band na Praça Santuário (18hs).

07/10: Missa solene na Basílica Santuário para Apresentação do Manto 2021 (18hs).

08/10: Missa solene na Basílica Santuário (06hs) e Traslado da Imagem Peregrina para Marituba e Ananindeua, em Carro Berlinda sob a condução da Polícia Rodoviária Federal, com retorno a Belém por volta das 12hs.

09/10: Pregação na Basílica Santuário (10:30hs); Descida da Imagem Original do Glória (11:30); Homenagem da Esquadrilha da Fumaça a Nossa Senhora de Nazaré (16:30hs); Missa da Trasladação no Colégio Gentil (18hs, fechada ao público); e Live de Decoração da Berlinda (19:30hs).

10/10: Missa solene na Catedral da Sé (07hs); Homenagem da Esquadrilha da Fumaça a Nossa Senhora de Nazaré (08:00hs); Sobrevoo da Imagem Peregrina sobre a cidade (08:30hs); Percurso do Círio em sobrevoo (11:00hs); e Missa Solene na Basílica Santuário (12:00hs).

Por Isabella Cordeiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores