PE: máscaras só serão suspensas com avanço da vacinação

Em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde, André Longo, disse que só será possível começar a pensar em suspender cuidados preventivos quando a vacinação completa atingir 80% da população elegível. Atualmente, o percentual é de quase 50%

por Kauana Portugal qui, 07/10/2021 - 13:07
Miva Filho / SES-PE O médico pediatra Eduardo Jorge da Fonseca e André Longo, secretário estadual de Saúde Miva Filho / SES-PE

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (7), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse que ainda é cedo para falar sobre a suspensão do uso de máscaras no Estado. De acordo com ele, a flexibilização da obrigatoriedade só será analisada quando a vacinação completa atingir 80% da população elegível. O percentual está prestes a alcançar 50%.

Ao lado do pediatra Eduardo Jorge da Fonseca, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e membro do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, Longo afirmou que seguirá “trabalhando com as recomendações científicas”.

 “Só poderemos pensar em abdicar de algum tipo de cuidado quando atingirmos ao menos 80% da população totalmente vacinada. Antes, qualquer medida nesse sentido significa correr riscos desnecessários. Nosso compromisso primordial é com a vida”, pontuou o secretário.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, os dados da semana epidemiológica 39, finalizada no último sábado (1°), sinalizam a diminuição de 13% de casos de síndrome respiratória aguda grave em relação à semana anterior, e 17% comparado aos últimos 15 dias. Mesmo diante da aparente evolução, André Longo garantiu que o plano de convivência poderá “dar alguns passos para trás” caso os números voltem a crescer. 

“É fundamental que haja uma fiscalização por parte de quem está organizando eventos para que a gente não tenha que dar passos para trás. Nós não hesitaremos em dar passos para trás se os números voltarem a crescer por conta destas atividades. É muito importante que a gente tenha uma comunhão de esforços, juntos, tanto no uso correto da máscara, como evitando aglomerações em todas as atividades que estão sendo retomadas”, enfatizou.

Ampliação da testagem na capital

Além de atrelar a superação da pandemia da Covid-19 à imunização completa da população, o secretário de Saúde também reforçou a necessidade de testagem em massa entre aqueles que apresentarem sintomas gripais. Ele anunciou que o governo está disponibilizando novos postos de testagem no Terminal Integrado de Passageiros do Recife (TIP) e no desembarque do Aeroporto Internacional dos Guararapes, ambos na Zona Sul da capital.

“É necessário que a população que tenha sintoma, mesmo que tenha sintomas leves, procure fazer a testagem rápida de antígenos. O resultado do exame sai de 20 a 30 minutos e você passa a ter um cuidado mais adequado com você, por saber que eventualmente está contaminado, e ajuda a evitar a cadeia de transmissão do vírus, se isolando e deixando de contaminar muitas pessoas, inclusive do seu convívio e pessoas mais vulneráveis”, disse André Longo.

COMENTÁRIOS dos leitores