Reeducandas realizam serviço de paisagismo em Olinda

As detentas recebem pelo trabalho o valor R$ 1.100, alimentação e transporte

por Samuel D’Paulla qui, 18/11/2021 - 13:00
Surama Negromonte O projeto visa dar oportunidades para as detentas Surama Negromonte

Detentas do sistema prisional pernambucano estão executando serviço de paisagismo em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR). O projeto visa dar oportunidade e espaço de ressocialização a essas mulheres. Além das pinturas, as reeducandas tbm fazer serviço de varrição, capinação e plantio.

Nas ações, as mulheres são acompanhadas pelo Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e pela Secretaria Executivo de Ressocialização (Seres), que mantém o convênio de empregabilidade com a prefeitura.

De acordo com Josafá Reis, superintendente do Patronato Penitenciário, “as mulheres se desdobram no trabalho, pois, além de todas dificuldades, há o preconceito contra o cumpridor de pena. Apesar de tudo, a volta por cima e a esperança de mudar o destino é o que move essas mulheres", explica em nota da assessoria.

Pelo trabalho de paisagismo em Olinda, elas recebem um salário mínimo (R$ 1.100,00), alimentação e transporte.

“Gosto muito de plantar, é uma terapia para mim. A pintura também, quando estou pintando, eu brinco, eu canto, distraio a mente”, diz a reeducanda que prefere não se identificar, que cumpre o regime aberto e conclui a pena em 2024.

COMENTÁRIOS dos leitores