PE: jovem está há 2 meses com a doença de pele misteriosa

Ele revela que coça tanto que chega a virar uma ferida. Os casos estão crescendo no Grande Recife, mas o que motiva as lesões cutâneas ainda é desconhecido

por Jameson Ramos qua, 24/11/2021 - 19:45

Está crescendo no grande Recife o número de pessoas que se queixam de lesões cutâneas (na pele), que são acompanhadas de coceiras. Um jovem, morador do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitina, relatou ao LeiaJá que está com essas lesões há dois meses. "Coçava tanto que sangrava e virava ferida", revela. 

Justamente há dois meses, ele viajou do Cabo para fora do Brasil, onde as manchas começaram a aparecer e permanecem até agora. "Eu pensei que seria uma crise alérgica. Faz duas semanas que eu comecei a tomar um antialérgico por conta própria", detalha o jovem. 

"Ajudou um pouco, porque eu coçava tanto que sangrava e virava ferida. Agora está mais sequinho, porém ainda coça bastante e não consigo nem dormir direito porque a coceira começa mais à noite", complementa. 

Ele revela que ainda não conseguiu ir ao médico para tentar descobrir o que pode ser essas lesões cutâneas em seu corpo. O jovem diz que a sua filha, de apenas quatro anos, também apresentou coceira, mas não chegou a ter as lesões na pele.

"Aqui onde eu estou, da minha família apenas eu peguei. Em Pernambuco ninguém pegou também, graças a Deus", afirma.

Aumento do surto 

Recife

Até o dia 19 de novembro, o Recife, que foi a primeira cidade a divulgar os casos, tinha 79 pessoas com lesões cutâneas. Nesta quarta-feira (24), a capital pernambucana já registra 149 casos, em 19 bairros.

A Secretaria de Saúde do Recife afirmou que está investigando os casos, que ainda precisam ser esclarecidos, junto com o Instituto Aggeu Magalhães, com um médico epidemiologista e com um médico infectologista.

"As investigações estão sendo feitas por meio de exames laboratoriais e de ações nas localidades, entre elas, a captura de mosquitos e de ácaros. Nesta semana, serão realizados exames de raspado de pele em pessoas que apresentaram os sintomas", detalha a assessoria.

Jaboatão dos Guararapes

Nesta semana, a cidade de Jaboatão registrou 21 notificações. Segundo a assessoria da prefeitura municipal, a maior parte dos casos estão nos bairros de Piedade e Prazeres. Algumas notificações aconteceram também no Zumbi do Pacheco e em Vila Rica. 

Uma equipe da Vigilância Sanitária de Jaboatão está investigando esse surto na cidade, para eventualmente serem confirmados ou descartados. "Orientação à população é no sentido de procurar a unidade de saúde mais próxima para que possa ser realizada avaliação clínica", diz a assessoria.

Olinda

Já em Olinda, a dermatite Pruriginosa, como também está sendo chamada as lesões, pode ter acometido quatro pessoas. A prefeitura confirma que foi notificada na última segunda-feira (22).

"A equipe da epidemiologia está monitorando os casos para investigar a origem do surgimento do surto, lembrando que preservamos o sigilo dos nomes das pessoas atingidas. Adianta ainda, que toda rede de saúde particular e pública da cidade está em alerta para registar e comunicar de imediato qualquer indivíduo que apresente tais sintomas", salienta a Prefeitura de Olinda.

Camaragibe

Até o momento, a cidade de Camaragibe registrou 62 casos de lesões cutâneas que estão sendo investigadas pela Vigilância Sanitária da cidade. Segundo a assessoria, testes de Covid-19 também estão sendo feitos nos pacientes que procuram as unidades de saúde com a dermatite pruriginosa. "Nada está sendo descartado pela prefeitura", afirma assessoria. 

Os médicos que atuam na cidade estão sendo instruídos a preencherem uma ficha de identificação das pessoas que procuram por atendimento com a lesão, para que futuras investigações sejam realizadas. 

São Lourenço da Mata

Em São Lourenço da Mata, até o momento apenas três casos foram confirmados e três ainda estão sendo investigados, mantidos por enquanto como casos suspeitos. 

Segundo a assessoria do município, um protocolo - enviado pela Secretaria de Saúde -, já está sendo colocado em prática no hospital e nas Unidades Básicas de Saúde. Uma maior investigação também está sendo feita e todos os profissionais devem ficar atentos para que haja a devida notificação.

Paulista

Segundo o Governo de Pernambuco, seis casos estão sendo investigados em Paulista. Até o fechamento desta matéria, a prefeitura da cidade, assim como a assessoria do Cabo de Santo Agostinho, não retornou as demandas enviadas pelo LeiaJá.

O que diz a Secretaria Estadual de Saúde (SES)

A SES informa que os casos estão sob investigação clínica, epidemiológica e laboratorial pelos municípios, com apoio do Lacen-PE e equipe de especialistas. 

"A Secretaria Estadual de Saúde destaca que vem ofertando apoio técnico e que as informações de possíveis novos casos estão sendo verificadas junto às secretarias municipais, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde (Geres), para notificação oficial", pontua a pasta.

COMENTÁRIOS dos leitores