PE: Vigília cobra justiça por crimes de feminicídio

Manifestação chegou por volta das 18h ao Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife

qui, 25/11/2021 - 20:06

 Para marcar o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, o Levante Feminista convocou, para esta quinta-feira (25), uma vigília nacional para cobrar justiça pelos crimes de feminicídio no país. No Recife, as manifestantes se concentraram na Praça do Diário, no bairro de Santo Antônio, às 16h30, realizando passeata até o Palácio do Campo das Princesas, também na área central da capital pernambucana, onde chegaram por volta das 18h. Lá, a mobilização se uniu ao ato de mulheres transexuais e travestis contra o transfeminicídio.

Além de girassóis e velas, as manifestantes carregaram placas com os nomes das mulheres vítimas de violência. “Muitos crimes cometidos contra a mulher e as mulheres que foram assassinadas ainda não tiveram justiça. Os processos são lentos e o número de mulheres vítimas de violência aumentou na pandemia”, comenta Itanacy Oliveira, que atua junto à Rede de Mulheres Negras e a Casa da Mulher do Nordeste.

Também presente no ato, a vereadora do Recife Dani Portela (Psol) ressaltou a importância do encontro entre as mobilizações de mulheres negras e mulheres transgêneras. “Os dois atos denunciam o aumento da violência contra as mulheres e contra os corpos LGBTQIA+. O Brasil é o quinto país mais violento do mundo para as mulheres, mas se essa mulher for transexual ou travesti é o primeiro. Nossa luta é contra violência contra as mulheres, sejam elas cis, trans ou travestis”, pontua a parlamentar.

COMENTÁRIOS dos leitores