Prefeito entrega medalha a personalidades de Belém

Homenagem foi um dos eventos de comemoração do aniversário de 406 anos da capital paraense. Reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, está entre as pessoas agraciadas por sua contribuição para educação.

qui, 13/01/2022 - 16:11

A professora e reitora da UNAMA – Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo, e o professor e escritor Paulo Nunes receberam, na quarta-feira (12), dia do aniversário de Belém, a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, entregue pelo prefeito Edmilson Rodrigues. Os educadores estão entre os profissionais homenageados por sua contribuição para o desenvolvimento da cidade. O governador do Estado, Helder Barbalho, também foi agraciado.

A entrega da medalha, instituída em 1978 pelo então prefeito Ajax Carvalho D’Oliveira, foi um dos eventos comemorativos dos 406 anos de Belém. A honraria tem o objetivo de agraciar pessoas físicas, jurídicas, nacionais ou estrangeiras por ações, promoção ou engajamento de atividades que beneficiam e valorizam a população e a capital paraense. A cerimônia ocorreu na Igreja de Santo Alexandre e reuniu personalidades e autoridades.

Betânia Fidalgo também parabenizou a prefeitura de Belém por manter a tradição da honraria e afirmou que ela tem um compromisso com a futura geração de mulheres educadoras e gestoras. “Esse é o exemplo de que a gente pode conseguir desenvolver um trabalho e a cidade reconhecer. Então, acredito que muitas outras mulheres, muitas outras educadoras e educadores também vão poder compreender a importância do papel da educação na formação da sociedade”, destacou.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, falou sobre a importância da medalha Francisco Caldeira Castelo Branco para os homenageados e afirmou que ela é a comenda mais importante do município. “São pessoas que têm formação acadêmica ou não, são reitores, cientistas, artistas, escritores inclusive, mas todos têm que ter uma história de dedicação ao desenvolvimento de Belém. Têm que ter demonstrado amor pela nossa cidade ao longo da história”, destacou.

Segundo o prefeito, Betânia Fidalgo representa a mulher paraense. “É uma educadora realmente dedicada à educação libertadora, uma acadêmica que administra uma grande universidade, sempre preocupada em manter vivos e indissociáveis ensino, pesquisa e extensão”, complementou.

O poeta e escritor Paulo Nunes, professor do curso de Letras da UNAMA, disse que é uma pessoa engajada, apaixonada e crítica em relação a Belém. “Eu abraço esse reconhecimento. Muita gente, parentes, colegas, amigos, mestres comigo estão recebendo esse reconhecimento”, diz.

O professor acrescenta que a homenagem é uma forma de divulgar a cultura da cidade a partir da literatura feita em Belém e no Estado do Pará. Com 29 anos de docência na UNAMA, Paulo Nunes também afirma que o reconhecimento enriquece e aumenta o compromisso dele com a cidade.

“Eu agradeço também à UNAMA, na pessoa da nossa reitora e professora Betânia, que também foi uma das homenageadas hoje aqui, e agradeço, sobretudo, à sensibilidade do prefeito Edmilson Rodrigues, que é um mecenas, um apaixonado pela cultura e pela literatura e que nos tem apoiado muito. Esse reconhecimento demonstra isso”, complementa.

A mestra em Filosofia e coordenadora da Coordenaria da Mulher de Belém, Lívia Noronha, também falou sobre a importância do prêmio. “Mulheres, homens, lutadores, pessoas negras e indígenas que têm a cara de fato de Belém, para além do nome do prêmio. Então, é muito importante porque a gente percebe as pessoas que constroem a história dessa cidade sendo valorizadas”, afirmou.

Lívia Noronha destacou que essas pessoas contribuem para a cidade em diversos âmbitos, seja na política, na educação, saúde, música e cultura. “É muito importante que a gente valorize todos eles juntos, porque a gente percebe o quanto a história de Belém continua se construindo. E todos esses temas se entrelaçam”, concluiu.

Personalidades agraciadas

Adriano Ventrieri; Alfredo Carlos Cunha de Oliveira; Carlos Edilson de Almeida Maneschy; Célia Regina de Lima Pinheiro; César Bechara Nader Mattar Júnior; Edilson Moura da Silva; Edna Maria de Ramos Castro; Edson Raimundo da Rocha Silva; Edyr Augusto Proença; Ernani Antonio Guilhon da Silva; Gilmar Pereira da Silva; José Gilson Borges; Helder Zaluth Barbalho; Josebel Akel Fares; Lucília da Silva Matos; Luiz Gonzaga da Costa Neto; Mara Lúcia Barbalho da Cruz; Maria Berenice Dias e Dias; Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo; Maria de Lourdes Lima de Oliveira; Marinor Jorge Brito dos Santos; Paulo Jorge Martins Nunes; Tatiana Deane de Abreu Sá; Violeta Refkalefsky Loureiro.

Por Isabella Cordeiro.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores