Vacina: Jaboatão abre agenda pra crianças com comorbidades

Novo público contempla crianças com idades entre cinco e 11 anos e que sofram de alguma doença neurológica crônica ou transtornos do desenvolvimento

por Vitória Silva qui, 13/01/2022 - 09:40
Leandro de Santana/PJG Vacinação de crianças com comorbidades deve começar no fim de semana Leandro de Santana/PJG

A partir desta quinta-feira (13), os munícipes de Jaboatão dos Guararapes já podem agendar a vacinação contra a Covid-19 para crianças entre cinco e 11 anos e que sofram com alguma comorbidade. A imunização do público infantil foi liberada pelo Ministério da Saúde, que divulgou na terça-feira (11) o planejamento para a distribuição das doses pediátricas da vacina da Pfizer contra a doença. A distribuição do primeiro lote, com 1,2 milhão de doses, começa hoje. 

Entende-se como comorbidades quadros de doenças neurológicas crônicas, autismo e Síndrome de Down. O cadastro deve ser feito no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou pelo aplicativo De Olho na Consulta. A previsão é de que as doses destinadas ao novo grupo cheguem a Pernambuco nesta sexta-feira (14). A aplicação das vacinas será iniciada assim que as doses forem disponibilizadas ao município - há expectativa de que o início se dê ainda no fim de semana. 

“Estamos nos adiantando para iniciar mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 tão logo as doses sejam disponibilizadas ao município. A previsão é de que a aplicação tenha início neste sábado (15). Por isso lembramos aos pais e responsáveis a importância desse pré-cadastro”, destacou o prefeito Anderson Ferreira. Recentemente, o gestor comemorou a marca de mais de um milhão de doses aplicadas pelo município contra o vírus, e os índices de mais 84% da população imunizada com ao menos uma dose e de 74% de pessoas com esquema vacinal completo. 

As doses para esse novo público serão aplicadas em três pontos estratégicos de vacinação contra a Covid-19: no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; na UniFG, em Piedade; e no Espaço Cidadania Ativa, no bairro do Socorro. Unidades Básicas de Saúde que tiverem junto ao cadastro de usuários o público-alvo dessa nova fase da campanha irão realizar busca ativa e realizar a vacinação nas próprias unidades. Crianças acamadas ou com mobilidade reduzida receberão as doses em suas residências. 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, no ato da vacinação, além da documentação oficial com foto e comprovante de residência, será exigido laudo comprobatório, a ser assinado por médico ou enfermeiro. O modelo de formulário está disponível no site do De Olho na Consulta.

COMENTÁRIOS dos leitores