Covid: saiba como agendar e onde vacinar crianças na RMR
Imunização do público com idades entre 5 e 11 anos foi autorizada pelo Ministério da Saúde e já iniciou em algumas cidades
No último dia 5 de dezembro, o Ministério da Saúde confirmou a autorização da vacinação pediátrica contra a covid-19 e as vacinas para este público já chegaram ao Brasil. Com a distribuição aos estados, a primeira remessa de imunizantes chegou a Pernambuco na madrugada dessa sexta-feira (14). Foram 60 mil doses da Pfizer/Comirnaty. No entanto, nem todos os municípios já iniciaram ou anunciaram a vacinação infantil (confira abaixo).
O primeiro grupo de crianças contemplado é o com idades entre cinco e 11 anos, considerando comorbidade ou deficiência permanente, seguindo o padrão de priorizar grupos de risco, como nas outras faixas etárias. Crianças quilombolas e indígenas também serão priorizadas. A vacinação terá ordem decrescente (das crianças mais velhas para as mais novas), ou seja, as próximas fases devem contemplar os pequenos até quatro anos. Crianças com 12 anos ou mais já podem se vacinar contra a covid desde dezembro.
Confira onde agendar e como se vacinar contra a covid no Grande Recife
*A lista de comorbidades encontra-se no final da publicação
Recife
A capital pernambucana já iniciou a vacinação contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos. A primeira vacinada foi a menina Maria Antônia, de 11 anos, que tem Síndrome de Down. A imunização foi iniciada na Associação Afeto, no bairro da Encruzilhada, nessa sexta-feira (14). Oficialmente, a vacinação foi iniciada hoje (15), e terá pontos exclusivos nesta primeira fase, sendo eles: Centro UFPE (Cidade Universitária), Centro Sest/Senat (Avenida Beberibe), Centro Universo (Avenida Mascarenhas de Morais) e Centro Católica (Rua do Príncipe). O agendamento deve ser feito pelo aplicativo do Conecta Recife ou acessando conectarecife.recife.pe.gov.br.
É necessário levar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial que comprove filiação/responsabilidade e declaração no modelo da Prefeitura do Recife ou laudo médico. Apenas as crianças com Síndrome de Down estão isentas da declaração ou laudo, tendo em vista que a informação poderá ser autorreferida. Informações complementares estão disponíveis no site indicado.
Jaboatão dos Guararapes
Em Jaboatão dos Guararapes, o cadastramento para a vacinação pediátrica na nova faixa etária está aberto desde a quinta-feira (13). Pais ou responsáveis deverão realizar o cadastro no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou aplicativo De Olho na Consulta. No ato da vacinação, além da documentação oficial com foto e comprovante de residência, será exigido laudo comprobatório que deverá estar assinado por médico ou enfermeiro (modelo do laudo está disponível no site De Olho na Consulta).
O município aguarda a retirada das doses, que deve ocorrer neste fim de semana, para iniciar a imunização. As doses para esse público serão aplicadas em três pontos estratégicos de vacinação contra a Covid-19: Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; UniFG, em Piedade e no Espaço Cidadania Ativa, no bairro do Socorro.
As unidades básicas de saúde do município que tiverem junto ao cadastro de usuários o público-alvo dessa nova fase da campanha, irão fazer a busca ativa e realizar a vacinação dessas crianças nas próprias unidades e os acamados receberão a vacina em suas residências
Araçoiaba
Araçoiaba confirmou na sexta (14) a imunização infantil, informando que deve iniciá-la nos próximos dias, mas sem especificar data ou pontos de vacinação. Será necessário apresentar declaração com o CID. Para os pais e responsáveis que não possuem o documento, é possível obtê-lo com profissionais que atendem em Unidades de Saúde da Família. A página de agendamento da vacina no município é https://aracoiaba.imunizape.com.br.
Moreno
A Prefeitura de Moreno anunciou ontem (14) a imunização infantil, informando que deve iniciá-la nos próximos dias, mas sem especificar data ou pontos de vacinação. O município exigirá certidão de nascimento, CPF ou carteira do SUS das crianças; além de documento de identificação dos pais ou responsáveis. O agendamento deve ser feito através do site vacina.moreno.pe.gov.br. Está disponível um anexo padrão da Declaração de Comorbidade.
Seu município não está na lista?
As gestões municipais do Brasil têm como dever a informação e transparência sobre dados relacionados à Covid-19, como as infecções e dados vacinais. Faça uma busca rápida com o nome da prefeitura local no Google ou em redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook, e encontre rapidamente as informações mais recentes da Covid na sua cidade.
As cidades da Região Metropolitana do Recife que não foram mencionadas no texto ainda não iniciaram a vacinação pediátrica abaixo dos 12 anos, como é o caso de São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Camaragibe, Ipojuca, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Igarassu.
*Lista de comorbidades e síndromes
- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas
- Próteses e implantes cardíacos
- Talassemia
- Síndrome de Down
- Transtorno do Espectro Autista
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
- HIV