Banco pode estar em dívida com você. Saiba como consultar

Um levantamento feito em junho de 2021 apontou que cerca de R$ 8 bilhões dos consumidores estão retidos nos bancos

ter, 25/01/2022 - 11:21
Pixabay Cédulas de reais Pixabay

Seu banco pode estar te devendo e você ainda não sabe. O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) no site Banco Central (BC) permite que os consumidores verifiquem se têm dinheiro a receber das instituições financeiras. Veja como consultar.

Um levantamento feito em junho de 2021 apontou que cerca de R$ 8 bilhões depositados em contas encerradas estão retidos nos bancos. O montante é proveniente de parcelas de empréstimos, tarifas indevidas, recursos não procurados após o fim de consórcios, cotas de capital em cooperativas de crédito, entre outros casos.

Para saber se tem valores a receber é preciso consultar o Registrato no site Banco Central. Já na página entre na seção Minhas Vida Financeira > Valores a Receber, role até o fim e clique em Consulta ao Relatório Valores a Receber > iniciar consulta e insira o CPF.

Caso haja recursos a serem resgatados, a próxima etapa é confirmar a instituição financeira devedora na própria página do Registrato. Se não tiver cadastro, o usuário cria login e senha no Registrato ou no próprio site do Governo Federal, que requer mais informações pessoais, como carteira de habilitação e reconhecimento facial. 

Após o registro, uma frase de segurança é gerada e precisa ser validada no site do banco o qual é cliente, na seção Registrato. A instituição pede a frase de segurança e a chave de segurança que o próprio banco oferece no aplicativo.

Depois de validar as chaves, o consumidor volta ao site do BC e finaliza o cadastro com a criação da senha para acessar o Registrato.

Solicite a devolução

Entre na página do Registrato com login e senha criados > Valores a Receber e, caso haja o aviso "Solicite aqui", o banco concordou com os termos do BC e indica a devolução do recurso no Pix, TED ou DOC em até 12 dias úteis.

Se indicar "Solicitar via instituição", o usuário tem direito a receber o dinheiro, mas o banco não aderiu aos termos do BC e vai aguardar contato do consumidor para combinar a devolução.

COMENTÁRIOS dos leitores