No Pina, ocupação pede criação do Centro Cultural do Bode

Integrantes de movimentos sociais ocuparam, na madrugada desta domingo, o antigo Centro Social Urbano do Pina, e revitalizaram o espaço

dom, 30/01/2022 - 14:55
Cortesia Integrantes de diversos movimentos sociais revitalizam espaço do antigo CSU Cortesia

Na madrugada deste domingo (30), grupos sociais da comunidade do Bode, no Pina, Zona Sul do Recife, ocuparam o antigo Centro Social Urbano (CSU) do bairro. A ocupação seguiu com o intuito de revitalizar o espaço, que segue sem uso e em condições precárias.

A reivindicação dos integrantes da ocupação é a criação do Centro Cultural do Bode, a fim de que o local volte a ser espaço que atenda aos interesses da comunidade. Os participantes da ação pedem alimentos e materiais de construção para dar seguimento à reforma do local.

Foto: Cortesia

Segundo a advogada Jéssica Jansen, integrante da ocupação, policiais chegaram ao local, mas não houve conflito. “Nesta semana, teremos uma negociação com o Governo em busca desse espaço cultural que tínhamos antes e foi sucateado”, disse.

Ainda segundo Jéssica, ainda está sendo programado um cronograma para que, nesta semana, sejam desenvolvidas atividades artísticas e culturais, como oficinas, no espaço.

A ocupação é assinada pelos seguintes movimentos sociais: Coletivo Pão e Tinta, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Coletivo Novo Pina, Palaffit Aceleradora Social, Coletiva Cabras e Comissão de Advocacia Popular da OAB (CAP).

COMENTÁRIOS dos leitores