Herpes simples: tratamentos, cuidados e transmissão

90% da população teve contato com o vírus da herpes

por Camilla Dantas qui, 24/02/2022 - 18:59
Divulgação/Rede Globo O participante do BBB-22, Eliezer Divulgação/Rede Globo

  A herpes labial está entre os assuntos em alta no Brasil, após o participante do BBB Eliezer apresentar algumas feridas labiais. Acontece que o participante, trocou beijos com duas mulheres no programa. Essas atitudes causaram questionamentos nas redes sociais sobre a infecção e o LeiaJá consultou uma determatologista para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

A dermatologista e professora do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), Dra. Rossana Vasconcelos, esclareceu que existem dois tipos de herpes, esse em questão é a herpes simples que pode ser causada pelo vírus tipo um e dois. Em geral é localizado ou no lábio ou na região genital. Acredita-se que 90% da população já teve o contato com o vírus do herpes, porém a manifestação cutânea é dependente da imunidade específica. Sendo assim, algumas pessoas são naturalmente imunes e acabam não manifestando.

Segundo Rossana, a manifestação pode ser causada por estresse, exposição solar, tanto doenças como medicamentos que afetam a imunidade. No início você tem uma base avermelhada na pele, seguida pela formação de pequenas bolhas agrupadas nessa base. Além daquilo que vemos visualmente, existe uma sensação de pinicação da pele, normalmente aparece antes da formação das lesões. Geralmente a herpes se  manifesta no mesmo local e em situações que abaixem a imunidade, citada acima. 

Transmissão 

Segundo a professora de medicina, a transmissão acontece pelo contato no período em que a pessoa está com a lesão. Sendo assim, a pessoa que tem herpes, não transmite o tempo todo só quando essas lesões aparecem. Outro ponto de alerta, é quando se faz algum procedimento que rompe barreiras, como peeling, algum procedimento a laser ou alguma alergia na pele, essas coisas podem facilitar as manifestações cutâneas, causadas pelo vírus da herpes simples. Com essa barreira rompida,  as lesões podem se disseminar, o que ficaria localizada no canto da boca, com essa barreira rompida poderia pegar a região toda em que sofreu aquela exposição. 

Tratamento

  O tratamento pode ser feito com uso de antiviral oral, método mais eficaz, antiviral tópico, além de soluções secativas nas lesões, ou também algum tratamento regenerador depois que esses ferimentos secam. Atualmente existem algumas vitaminas que podem aumentar a resistência, em relação ao vírus, onde se faz uma manutenção prolongada naquelas pessoas que estão tendo a herpes de repetição. Existe a opção do antiviral mais prolongado com uma dose menor de prevenção, existem algumas vacinas em desenvolvimento.

"Apesar de muitas vezes a gente controlar com esses tratamentos todos, tratando principalmente na época adequada, na fase inicial. O paciente pode ficar anos sem manifestar, aquela pessoa que tem pré-disposição é difícil a gente falar 'Olha você curou e nunca mais vai ter', porque as vezes em uma situação de baixa imunidade ela pode voltar", acrescentou a dermatologista.  

COMENTÁRIOS dos leitores