CPRH investiga mancha escura no mar de Candeias

População vai às ruas protestar após ocorrido

por Camilla Dantas ter, 01/03/2022 - 16:18
Reprodução/Instagram Mancha aparece em trecho do mar de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes Reprodução/Instagram

Após aparecimento de uma mancha escura no mar da praia de Candeias, a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), informou em nota, que está investigando o motivo da mancha, nesta terça-feira (1). Os técnicos observaram que trata-se de uma mancha com coloração escura e concentrada, que pode ser devido a uma floração de algas, comum nos meses de janeiro a março devido a alta incidência solar, que eleva a temperatura. 

A CPRH ressaltou que uma grande quantidade de esgotos são lançados na rede de drenagem de águas pluviais que tem como destino o mar, e os nutrientes presentes nos esgotos domésticos servem de alimento para as algas contribuindo também para sua proliferação. 

Protesto

Insatisfeitos, alguns moradores de Jaboatão dos Guararapes foram às ruas protestar contra o mau cheiro e a mancha que aparece no mar da Candeias, na manhã desta terça (1). O ato aconteceu na Avenida Bernardo Vieira de Melo, próximo ao edifício Cyro Vidal, em Barra da Jangada. 

A CPRH finalizou a nota informando que continuará acompanhando o caso e solicitando, junto aos responsáveis, a solução para mitigar os impactos decorrentes do lançamento indevido de esgotos na rede de drenagem. 

Esta agendada para a próxima sexta-feira (4), uma visita entre a Prefeitura do Município de Jaboatão dos Guararapes, Compesa e BRK, e a equipe do CPRH acompanhará de perto o caso.  

COMENTÁRIOS dos leitores